CIDADES

min de leitura - #

A cada semana, Apucarana emite 11 alvarás de construção em 2023

Cindy Santos

| Edição de 12 de setembro de 2023 | Atualizado em 12 de setembro de 2023
Imagem descritiva da notícia A cada semana, Apucarana emite 11 alvarás de construção em 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Neste ano, ao menos um alvará de construção e/ou demolição foi emitido pela Prefeitura de Apucarana. Levantamento da Secretaria Municipal de Obras mostra que de janeiro a 7 de setembro foram lançados 397 documentos do tipo, uma média de 11 por semana. Uma queda de 17% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando a prefeitura concedeu 478 autorizações. 

A maior parte das autorizações foi para construção residencial (260), comercial (74), mista (13) e industrial (12). Em relação ao tipo de edificação, as obras industriais foram as que mais cresceram no período, passando de 7 para 12, alta de 71,4%. Por outro lado, as construções residenciais caíram de 329 para 260, redução de 20,9%. 

O relatório também traz o número de alvarás para demolição. Neste ano a prefeitura autorizou a demolição de 34 imóveis residenciais, três comerciais e um misto, totalizando 38 liberações do tipo. No comparativo com o ano passado, as demolições de casas aumentaram 13,3%, enquanto as de imóveis residenciais caíram 57% e mistos reduziam 50%. 

A secretária municipal de Obras, Angela Stoian explica que diversos fatores contribuíram com a queda no número de emissão de alvarás, mas o que teve impacto maior foi a alta no custo dos materiais para construção. Segundo ela, os preços subiram durante a pandemia da Covid-19 devido à falta de produtos no mercado. Mesmp dois anos depois, os valores ainda não recuaram. 

“O custo das edificações aumentou consideravelmente e os financiamentos bancários não estão tão atrativos como antigamente. Antes ainda tinha subsídio e atualmente não tem mais o que dificulta a venda de imóveis residenciais. Acredito que pessoal colocou o pé no freio”, avalia. 

A mudança na administração federal também ajudou a recuar o número de construções na cidade, analisa a secretária. “Essa mudança deixou o setor apreensivo e isso impactou nos números”, comenta. 

CONSTRUÇÕES INDUSTRIAIS

Para a secretária Angela Stoian, a alta de 71% nas construções de imóveis industrial mostra a confiança depositada pelos empresários em Apucarana. A secretária ressalta que grande parte dos empreendimentos estão concentrados no Parque Industrial da Juruba. Anteontem, a prefeitura oficializou a instalação de mais três empreendimentos no local. São três lotes industriais que em conjunto terão mais de 5 mil m² de área construída. Uma das indústrias é do setor de saneantes (produtos de limpeza) e duas do setor de vestuário. 

“Apucarana tem esse benefício que outras cidades estão sofrendo para conseguir. Aqui o pessoal está acreditando e está investindo”, afirma.