Moradores do Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti acompanharam nesta sexta-feira (01) uma movimentação diferente. A rotina do populoso bairro, localizado na zona Norte de Apucarana, foi quebrada por uma atividade de cunho ambiental. Logo pela manhã, um mutirão formado servidores públicos de diversas secretarias municipais, profissionais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), alunos do Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas, membros das hortas solidárias, ambientalistas, voluntários da comunidade, e até mesmo o prefeito da cidade, Júnior da Femac colocaram literalmente a mão na terra para contribuir na recuperação de uma das nascentes do Córrego Tarumã.
A ação foi idealizada pela moradora da comunidade e coordenadora do Programa Hortas Solidárias, Maura Aparecida Fernandes de Oliveira. “Moro no “Dom Romeu” há quase 30 anos e sempre foi um sonho poder recuperar esta nascente que, apesar de assoreada por terra, lixo e restos de construção, jamais secou”, disse.
A realização do sonho começou a se tornar uma possibilidade a partir de seu ingresso no curso de agronomia, onde conheceu profissionais habilitados e reuniu conhecimento. “Na disciplina de Agrofloresta comentei com o professor desta nascente e, em contato com técnicos do IDR-PR, ficamos sabendo que era totalmente possível sua recuperação”, contextualiza Maura de Oliveira.
As técnicas empregadas pelas equipes de trabalho focaram primeiramente na busca pelo “olho” da nascente. “A partir da identificação, demos início ao trabalho de escavação para procedermos a recuperação propriamente dita, e canalização da água, garantindo a proteção do vertedouro”, informa. A nascente recuperada poderá ser fonte de irrigação para uma área de plantio próxima, cultivada pelo Programa de Hortas Solidárias.
O prefeito Júnior da Femac, que conferiu os trabalhos ao lado do secretário de Meio Ambiente, Gentil Pereira, parabenizou a iniciativa. “A cidade é de todos nós. A prefeitura, enquanto poder público, desenvolve políticas públicas ambientais através do Programa Apucarana Mais Verde e ver as comunidades assimilando, colocando em prática ações de preservação ambiental, é algo que nos estimula ainda mais a investir e acreditar no futuro”, disse o prefeito.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, no processo de limpeza e desassoreamento foram retirados quatro caminhões de lixo e entulhos da área, cerca de 20 toneladas.
Governo tem meta de preservação
O Programa Estadual de Proteção de Nascentes, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), lançado no mês passado pelo governador Ratinho Júnior, tem meta de preservar 30 mil fontes e minas d’água até 2026. Como parte da ação, o IDR-Paraná lançou o desafio de fazer intervenções em 1 mil nascentes em um único dia em todo o Estado. “A atividade, que vai acontecer no Dia da Árvore, em 21 de setembro, objetiva a melhoraria da qualidade da água usada pelas famílias rurais paranaenses e garantir o abastecimento nas propriedades”, informa Paulo Eduardo Sipoli gerente regional do IDR-PR, que participou da atividade.