CIDADES

min de leitura - #

Acordo garante verbas rescisórias para cem trabalhadores

Da Redação

| Edição de 18 de dezembro de 2025 | Atualizado em 18 de dezembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após uma disputa judicial que de nove anos, cerca de cem os ex-funcionários do Frigorífico Oregon, homologaram na tarde de anteontem um acordo que totaliza cerca de R$ 1,5 milhão para o recebimento de suas verbas rescisórias. A audiência ocorreu nas Varas do Trabalho de Apucarana e contou com a adesão de 98% dos trabalhadores representados pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação.

O impasse teve início em 2016, quando a empresa encerrou as atividades sem quitar os direitos trabalhistas, restando aos empregados apenas o saque do FGTS e o acesso ao seguro desemprego. O sindicato acionou o Judiciário imediatamente, mas a execução esbarrou em obstáculos patrimoniais. “O processo teve o trâmite rápido na Justiça, mas encontrar bens da empresa para quitar seus débitos não foi tarefa fácil e isso sim fez atrasar a finalização da fase executória da ação”, afirma Vanderlei Sartori, advogado dos trabalhadores e da entidade sindical. O cenário mudou apenas após a Justiça reconhecer outras empresas do mesmo grupo econômico, permitindo a penhora de bens e forçando a negociação.

As tratativas se intensificaram em outubro e resultaram na proposta aceita pela quase totalidade dos envolvidos. A formalização ocorreu presencialmente perante os juízes Maurício Mazur e José Márcio Mantovani, responsáveis pela homologação dos valores. Como se tratava de processos individuais, a decisão coube a cada trabalhador. Segundo Sartori, aqueles que não aceitaram a proposta continuarão com seus processos em trâmite na Justiça, buscando receber a totalidade de seus créditos.

O presidente do Sindicato, José Aparecido Gomes, destacou o impacto da demora na vida das famílias. “Foi muito difícil para os trabalhadores, e também para o sindicato, aguardar tanto tempo para a solução dessa demanda. Mas agora é só comemorar a vitória, especialmente nesta época de fim de ano em que ter um pouco mais de dinheiro no bolso faz toda a diferença”.