A Prefeitura de Ivaiporã será premiada no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Noroeste Paranaense pela implementação do Prontuário Eletrônico nas UBSs do município. O evento acontece na semana que vem (7), no Paço Municipal da Prefeitura de Maringá, é organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) com o apoio da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar).
O Prontuário Eletrônico reúne o histórico, os dados, procedimentos realizados e os resultados dos exames dos pacientes do SUS atendidos na Atenção Básica. De acordo com o prefeito Carlos Gil, a adoção da tecnologia trouxe inúmeros avanços para a qualificação do atendimento no município, uma vez que deu fim ao uso do papel.
“O prontuário eletrônico armazena as informações do SUS de forma digitalizada, fazendo integração com as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Dessa forma, o histórico do paciente passou a ser acompanhado por todos os serviços de saúde que o paciente acessa no município”, contou o prefeito.
Em 2023, a Prefeitura de Ivaiporã também implementou um aplicativo para o agendamento de consultas online, de forma a evitar filas nas UBSs. “Agendando as consultas com apenas alguns toques na tela do celular, o paciente vai somente no dia e horário da consulta agendada”, disse o gestor.
Segundo ele, todas essas inovações tecnológicas possibilitaram a economia de recursos públicos, uma vez que permitiram visualizar os resultados de exames e evitar o pedido desnecessário dos mesmos. “ Antes, os atendimentos eram realizados em papel, havia a perda de documentos e os profissionais perdiam tempo preenchendo documentos físicos”, complementou.
Prefeituras Inovadoras - Para a seleção e reconhecimento das Prefeituras Inovadoras 2024 no Noroeste do Estado, foram considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia para a inovação estratégica na atual gestão e o impacto positivo no desenvolvimento socioeconômico do município.
“O reconhecimento valoriza as gestões municipais que estão buscando usar a tecnologia de forma inteligente para melhorar a qualidade de vida da população local. A inovação no setor público não é apenas uma opção, mas uma necessidade urgente para garantir a relevância e eficácia da governança na era digital”, destaca o diretor da RCD, José Marinho.