CIDADES

min de leitura - #

Agricultores da região de Ivaiporã discutem criação de cooperativa

Da Redação

| Edição de 05 de setembro de 2024 | Atualizado em 05 de setembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Produtores familiares de Ivaiporã e região se reuniram anteontem com lideranças locais e especialistas do setor agrícola para discutir os passos da formalização de uma cooperativa, que visa fortalecer a economia e melhorar as condições de trabalho no campo. A reunião ocorreu na Central da Agricultura Familiar de Ivaiporã (CAFI) e contou com a participação de cerca de 100 pessoas. A formação da cooperativa conta com o apoio da Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).

Durante a reunião, os participantes também assistiram a palestras com o coordenador de cooperativismo da Ocepar, José Rodrigues, e o assessor de cooperativismo da Coamo, José Ricardo Pedron Romani. Eles abordaram a importância da organização cooperativista para o desenvolvimento sustentável no campo, destacando experiências de sucesso.

Segundo o secretário de Agricultura de Ivaiporã, Valdemir de Paula Barbosa, a iniciativa busca unir os pequenos produtores da agricultura familiar para facilitar o acesso a crédito, insumos e mercados, além de promover a troca de experiências. Segundo ele, a cooperativa é vista como uma forma de enfrentar os desafios do setor. “A união traz força. Vamos conseguir melhores condições de negociação e garantir a sustentabilidade das nossas produções”, afirmou.

Segundo Rony Cobianchi, presidente da Associação dos Produtores e Agricultores Familiares (Aprovale), a cooperativa será uma ferramenta essencial para dar maior autonomia aos agricultores de Ivaiporã e da região. “Nosso objetivo é criar uma estrutura que permita aos produtores familiares competir de igual para igual no mercado. Queremos gerar mais renda e emprego no campo”, destacou Cobianchi, enfatizando a importância da participação de todos.

O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil, comentou o entusiasmo dos agricultores. “Estamos formando um tripé forte entre a Secretaria de Agricultura, a CAFI e a Aprovale. Isso dá à cooperativa uma base sólida para crescer”, afirmou. A próxima etapa será a criação de um plano de negócios, seguida pela escolha da diretoria e formalização dos estatutos.

Também marcaram participaram da reunião a chefe Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã, Vitória Maria Montenegro Holzmann, secretários municipais de São Pedro do Ivaí, Manoel Ribas e Lunardelli e representantes da Cresol.