CIDADES

min de leitura - #

Agroindústria paranaense ganha vitrine em pavilhão no Show Rural

Da Redação

| Edição de 05 de fevereiro de 2024 | Atualizado em 05 de fevereiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Agroindústria paranaense ganha vitrine em pavilhão no Show Rural

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Governo do Estado participou ontem da abertura do Pavilhão da Agroindústria Familiar, no Show Rural Coopavel. O barracão de 525 metros quadrados foi idealizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Federação dos Trabalhadores Rurais do Paraná (Fetaep) e a Coopavel.

Estão presentes 42 expositores de agroindústrias de 23 municípios. No local, eles expõem seus produtos para o público do evento, para que possam conhecer, degustar e comprar. São embutidos, derivados de leite, iogurtes, manteigas, queijos, doces de frutas, fruta cristalizada, geleia, suco, vinho, cachaça, tem produto para todo gosto. 

A abertura teve a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, que falou sobre a importância da assistência técnica para o produtor rural. “O governo federal fará mais investimentos nessa área”, disse. 

Neste ano, o Banco do Brasil financiou os estandes dentro do pavilhão, que após o evento serão doados para os produtores. 

“O agro é o setor mais dinâmico da nossa economia. E o Paraná tem uma agricultura feita preponderantemente por pequenos”, disse o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Ele destacou algumas iniciativas do Estado para colaborar na ampliação da comercialização dos produtos da agroindústria e na segurança alimentar, como o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR), que amplia o mercado dos municípios que aderem ao selo.

O Show Rural Coopavel. que foi aberto ontem e segue até a sexta-feira (09) e é um dos eventos agropecuários mais importantes do País. A expectativa de público é de mais de 300 mil pessoas.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou participação hoje no evento, onde cumpre uma agenda de liberações de recursos, assinaturas de novos convênios e visitas aos estandes.