CIDADES

min de leitura - #

Alunos da Apae de Apucarana recebem uniformes pela 1ª vez

Lis Kato

| Edição de 09 de junho de 2025 | Atualizado em 09 de junho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Apucarana receberam ontem, pela primeira vez, kits de uniformes da rede municipal. A inclusão do ensino especial no fornecimento dos itens foi adotada nesta gestão e vai beneficiar 460 alunos, que receberam bermuda, calça, agasalho, regata, camisetas manga curta e longa e estojo.

A entrega dos itens foi feita pessoalmente pelo prefeito, Rodolfo Mota, acompanhado pela secretária municipal de Educação, professora Ana Paula do Carmo Donato e outros secretários. Com isso, todos os alunos da Apae passaram a ter o mesmo material que é distribuído nas escolas da rede municipal de ensino. Os demais itens – meia, tênis, camisetas e mochila – serão também entregues brevemente.

Durante o evento, Mota destacou que a ação representa mais do que a entrega de roupas: “Não se trata apenas de uma peça de uniforme ou de uma mochila. Trata-se de dignidade, de acolhimento e de inclusão. Estamos aqui para cuidar das pessoas, e isso também significa garantir os direitos dos alunos da Apae”, afirmou.

Em seu discurso, o prefeito também fez críticas à insegurança jurídica enfrentada pelas Apaes, defendendo o papel essencial da instituição. “É inacreditável que exista debate sobre o fechamento da Apae. Quem fala isso claramente não conhece o trabalho que é feito aqui todos os dias”, disse, referindo-se a propostas que questionam a atuação de escolas especializadas.

A diretora da Apae de Apucarana, Izabel Ortega, celebrou a conquista, classificando-a como um “momento histórico”. Segundo ela, esta é a primeira vez que os alunos da instituição recebem uniformes fornecidos pelo município. “É uma luta antiga, um sonho realizado. A partir de agora, estamos inseridos no sistema de educação municipal de forma digna e concreta. A inclusão está acontecendo de verdade”, declarou.

Irene Rodrigues de Souza, avó de Melissa, aluna de 13 anos da Apae, também participou do evento e relatou a luta de anos para garantir o direito ao uniforme. “Desde 2017 venho buscando isso, entre abaixo-assinados e ações na Justiça. Só agora, com essa gestão, conseguimos. As famílias da Apae estão em festa. Temos os mesmos direitos que todos os cidadãos”, afirmou.

Estiveram também presentes o vice-prefeito, Marcos da Vila Reis, a primeira-dama e secretária da Mulher, Karine Mota, além de outros secretários municipais e os vereadores Danylo Acioli (presidente do Legislativo), Moisés Tavares e Guilherme Livoti.

Na entrega, houve apresentação da fanfarra da Apae e os estudantes também entregam uma caixa com cartas e desenhos de agradecimento ao prefeito Rodolfo Mota.