CIDADES

min de leitura - #

Alunos de Apucarana ficam em 1º lugar na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Da Redação

| Edição de 17 de julho de 2024 | Atualizado em 17 de julho de 2024
Imagem descritiva da notícia Alunos de Apucarana ficam em 1º lugar 
na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O município de Apucarana liderou o quadro de medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). No resultado, que foi divulgado ontem, os estudantes da rede municipal de educação conquistaram ao todo 1.712 medalhas, sendo 772 de ouro, 605 de prata e 335 de bronze. 

Os dois concursos são organizados pela a Sociedade Astronômica Brasileira, a Agência Espacial Brasileira e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Do total de medalhas conquistadas pelos estudantes da rede municipal de Apucarana, 1.302 medalhas foram na OBA e 410 na MOBFOG. 

O prefeito Junior da Femac afirma que o resultado alcançado através de uma prova de abrangência nacional demonstra a aptidão dos estudantes da rede municipal nas áreas da ciência e da matemática e destaca que a aprendizagem e a fixação destes conteúdos ganha ainda mais importância, uma vez que Apucarana é polo universitário na área da engenharia e de humanas aplicadas. “Essas crianças, lá na frente, irão cursar engenharia na UTFPR ou vão cursar economia ou administração na Unespar ou ainda os cursos da FAP, Facnopar e nos polos de ensino a distância existentes em Apucarana”, pontua.

O prefeito agradeceu aos pais pelo incentivo e acompanhamento dos estudantes e também pela dedicação dos professores, coordenadoras e diretoras das escolas. “Graças ao planejamento da equipe, Apucarana mais uma vez está no alto do pódio, sendo visto como referência no País na área da educação”, ressalta.

NOTAS ALTAS - A prova foi aplicada em maio para as turmas do 3º, 4º e 5º ano das 36 escolas da rede municipal de Apucarana. A secretária municipal de educação, Marli Fernandes, destacou que as notas de corte na OBA foram bastante altas. “No nível 1, destinado ao 3º Ano, os alunos precisaram obter nota mínima de 9,2 para conquistar a medalha de bronze, 9,6 para prata e 10,0 para ouro. Já no nível 2, voltado ao 4º e 5º Ano, os estudantes precisaram tirar nota mínima de 9,2 para bronze, 9,4 para prata e 10 para ouro,” afirmou. 

O regulamento da MOBFOG, por sua vez, previa que os competidores do nível 1 (3º Ano) construíssem e lançassem ‘foguetes de canudo por impulso de ar comprimido e os do nível 2 (4º e 5º Ano), ‘foguetes de papel por impulso de ar comprimido.’ Os lançamentos foram realizados até 17 de maio nas 36 escolas municipais de Apucarana.

“No nível 1 da MOBFOG, o foguete precisava atingir um alcance mínimo de 53 metros para que o aluno conquistasse a medalha de bronze, 60 metros para prata e 71 metros para ouro. Enquanto, no nível 2, o alcance mínimo foi de 70 metros para bronze, 77 metros para prata e 91 metros para ouro. Além de aprenderem conteúdos importantes, os nossos estudantes também se divertiram muito na competição,” acrescentou a secretária de educação Marli Fernandes.