CIDADES

min de leitura - #

Alunos de Apucarana são vencedores do Ideathon 2023

Da Redação

| Edição de 08 de dezembro de 2023 | Atualizado em 08 de dezembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Alunos de Apucarana são vencedores do Ideathon 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os estudantes de Apucarana foram os grandes vencedores do Ideathon Paraná 2023. Após sete etapas de criatividade e inovação, realizadas entre outubro e novembro com participação de mais de 700 alunos, a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) divulgou os nomes dos vencedores do prêmio estadual da maratona de inovação estudantil.

Na categoria do Ensino Médio, o grupo Health, de Apucarana, foi o campeão estadual. A equipe apresentou uma ideia para a construção de um aplicativo para controle de medicamentos entre pacientes e o SUS.

Apucarana também ficou o título na categoria do Ensino Fundamental II. O grupo Segurança Pública de Apucarana apresentou a ideia para criação de um relógio digital com botão do pânico para prevenção da violência contra a mulher.

Cada grupo campeão estadual vai levar R$ 5 mil como prêmio, além um tablet para cada integrante. As premiações serão entregues aos alunos na próxima semana. Já os vencedores

Participaram da competição alunos de Apucarana, Curitiba, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Maringá, Ponta Grossa e Londrina. Em cada etapa, foram premiados vencedores de duas categorias diferentes: estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, e do 1º e 2º ano do Ensino Médio.

O Ideathon Paraná 2023 foi realizado em parceria com a Fundação Araucária, Sebrae/PR, Secretaria da Educação, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR e prefeituras. “O objetivo é estimular a cultura da inovação nos jovens. Então eles se envolveram para apresentar ideias para melhorar a vida na sua cidade, com soluções em saúde, segurança pública, economia, cultura e lazer”, explica o secretário da Inovação, Marcelo Rangel. “Foi a primeira edição e ficamos entusiasmados com o resultados”.

O presidente da ACIA e do Conecta Apucarana, Wanderlei Faganello, comemorou a notícia. “Através do Conecta, estamos trabalhando nas escolas essa cultura inovadora há, no mínimo, dois anos. Essa premiação mostra de uma certa forma, que o trabalho tem dado resultado. E Apucarana aos poucos está se fortalecendo como um ecossistema de destaque”, diz.