CIDADES

min de leitura - #

Ampliação da campanha de vacinação contra gripe têm início nos municípios

Da Redação

| Edição de 02 de maio de 2024 | Atualizado em 02 de maio de 2024
Imagem descritiva da notícia Ampliação da campanha de vacinação contra gripe têm início nos municípios

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Determinada pelo Ministério da Saúde e anunciada anteontem pela Secretaria do Estado da Saúde (Sesa), a ampliação da vacinação da gripe para todas as faixas etárias acima de 6 meses de idade começou a ser colocada em prática ontem pelos municípios da região. Iniciada há mais de um mês, a campanha de imunização atingiu pouco mais de 26% do público-alvo inicial no Paraná. 

Em Apucarana as doses estão à disposição da população em 27 Unidades Básicas de Saúde, de segunda-feira a sexta-feira, de 8h30 horas as 16h30 e ainda na Central de Atendimento da Dengue, no ginásio Lagoão, de 8 horas as 20h30, todos os dias da semana.

“A UBS Bolivar Pavão, no Jardim América, também ofertará as doses todos os dias da semana de 8 horas às 20h30”, informa o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega. O secretário destaca ainda que as UBSs do Jardim Colonial, Núcleo João Paulo, Núcleo Dom Romeu e Jardim Ponta Grossa aplicam a vacina de segunda feira a sexta-feira, entre 8 horas e 20h30. As gestantes e puérperas também têm acesso ao imunizante na Casa da Gestante.

O prefeito Junior da Femac reforça que neste sábado (4) a prefeitura de Apucarana segue com a estratégia de ofertar a vacina contra gripe no final de semana em vários pontos estratégicos, como UBSs, CMEIs e comércio, 12h30 e 17h30. A ação, que vai se repetir por 4 finais de semana, teve início no sábado, quando foram aplicadas 616 doses, contribuindo para elevar a cobertura da vacinação da campanha nacional contra a influenza para 34,33% no município.

ARAPONGAS

Em Arapongas, a ampliação da cobertura já está valendo nos nove pontos de vacinação do município. O secretário municipal de Saúde, Moacir Paludetto Jr, reforça o chamado para toda a população. “Quanto mais pessoas vacinadas, maior proteção teremos contra o vírus da gripe, evitando assim casos graves da doença e internações. A vacina segue sendo fundamental na prevenção de doenças”, disse.

Medida pode melhorar índice de cobertura no Estado

Ao anunciar a ampliação da campanha de imunização, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, enfatizou a necessidade de promover o acesso ao imunizante para todos os paranaenses, sobretudo com a aproximação dos períodos mais frios. O Paraná chegou a 1 milhão de doses aplicadas, mas a cobertura ainda é baixa.

“A vacinação ampliada será fundamental para a entrada de um inverno mais suave, do ponto de vista assistencial, principalmente na porta dos serviços de saúde, seja do pronto atendimento, hospitais de pequeno porte, na Unidade Básica de Saúde ou na porta dos grandes hospitais. A imunização é nossa principal aliada, por isso quero convocar todos os paranaenses para garantir essa proteção tão importante para a saúde coletiva”, afirmou.

Até agora, o Paraná vacinou 1.047.701 pessoas, o que representa pouco mais de 26% da população-alvo da campanha, de 4.387.469 habitantes. Com a nova ampliação, a expectativa é aumentar a proteção da população que não estava elegível anteriormente.