Dezenas de pessoas participaram da carreata promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), nesta sexta-feira (22), em Apucarana. A ação integra a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência que contou com diversas atividades voltadas à inclusão e conscientização, com encerramento em 28 de agosto. Neste ano, o principal tema em pauta é a mobilização da comunidade contra Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7796 que tramita no STF e foi proposta pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD).
Foram realizadas duas carreatas, uma no período da manhã e outra no período da tarde, ambas partiram da rua atrás do Terminal Rodoviário, rumo ao centro da cidade. A ação realizada no período matutino teve concentração na praça da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes e à tarde, os participantes se reuniram em frente ao Shopping CentroNorte.
A ADI argumenta que as leis estaduais 17.656/2013 e 18.419/2015 violam diversos dispositivos da Constituição Federal e da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Segundo a diretora da Apae de Apucarana, Izabel Ortega, caso a ADI seja julgada procedente o Estado do Paraná poderá ser impedido de repassar recursos a essas entidades. “Precisamos conscientizar a comunidade sobre isso”, afirmou.
A mobilização na tarde de ontem contou com participação de pais, lideranças comunitárias e políticas. O presidente da Câmara de Apucarana, Danylo Acioli (MDB) e o presidente da Apae, Luiz Fernando Frias, participaram da mobilização.
Atualmente, o Paraná conta com 343 escolas especializadas, entre elas as APAEs, que atendem mais de 40 mil estudantes com deficiência em todo o Estado.