Uma atividade com servidoras públicas da Prefeitura de Apucarana marcará, hoje, o início oficial da programação do “Outubro Rosa”. O ato público de apoio à causa, com início às 8h30, no Centro Cívico José de Oliveira Rosa, tem como objetivo alertar a sociedade para a importância dos exames preventivos, especialmente os relacionados aos cânceres de mama e de colo do útero.
Após a ação externa, a partir das 9h15, no salão nobre Michel Soni, no segundo andar do prédio central, as servidoras acompanham três mini-palestras voltadas à Saúde Integral da Mulher. “Outubro Rosa é um movimento de conscientização sobre o câncer de mama. É um período importante para falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Em Apucarana, teremos uma agenda especial de ações”, observa o prefeito Júnior da Femac.
Na programação, estão previstas atividades diárias em vários espaços públicos, incluindo unidades básicas de saúde (UBS’s), nas escolas, Restaurante Popular, entre outros.
“Dentro desta ampla programação teremos eventos chaves, sendo dia 9, às 19 horas, no Cine Teatro Fênix, uma ação do programa de “Libra nas Escolas” da Autarquia Municipal de Educação (AME). No dia 17, no Sesc Apucarana, sensibilização em parceria com o Sesc e Câmara da Mulher Empreendedora; no dia 21, no Espaço das Feiras, ação junto ao “Sabadão da Família”; e dia 22, no Parque Municipal Jaboti, distribuição de bonés e brindes dentro do Programa Domingo no Parque”, elenca o prefeito Júnior da Femac.
A programação completa do “Outubro Rosa” está disponível no site e rede sociais a prefeitura.
AGENDA NAS UBS
“Importante dizer que cada uma de nossas UBS’s vai desenvolver uma agenda de ações, por isso pedimos que a mulher busque mais informações na unidade de sua referência e participe”, orienta Dr. Emídio Bachiega, secretário municipal de Saúde. Ele alerta, contudo, que todos os atendimentos médicos serão realizados mediante agendamento.
Corretoras de imóveis participam de palestra
Integrando a programação do Outubro Rosa em Apucarana, corretoras de imóveis participaram ontem da palestra “Conhecimento que salva vidas”. A iniciativa foi do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-PR), em parceria com a Prefeitura de Apucarana. A palestra foi ministrada pela enfermeira Denise Mayumi Nagai, da Autarquia Municipal de Saúde e especialista em centro cirúrgico.
Luiz Celso Castegnaro, presidente do Creci-PR, afirma que a palestra de Apucarana é a primeira de uma série de eventos que serão realizados nas 14 regionais existentes no Paraná. “Esta ação é realizada há 9 anos e já temos mais de 30 mil camisetas distribuídas. Na última sexta-feira do mês, pedimos para os imobiliaristas, funcionários e corretores irem trabalhar com a camiseta. É um movimento forte para chamar a atenção da sociedade e, com a postagem de fotos e informações nas redes sociais, ele se espalha e não fica restrito ao nosso público”, afirma Castegnaro.
O conselho é o órgão público de fiscalização da atividade profissional. Atualmente cerca de 40% do mercado imobiliário é composto por mulheres. Em Apucarana, dos 233 corretores de imóveis credenciados, 57 são mulheres.
O evento contou ainda com a presença de Luiz Ribeiro, superintendente do Creci-PR, do delegado do conselho em Apucarana e Antonio Bertoli, além de representantes do órgão em municípios da região.