CIDADES

min de leitura - #

Apucarana coleta donativos para vítimas das enchentes

Da Redação

| Edição de 06 de maio de 2024 | Atualizado em 06 de maio de 2024
Imagem descritiva da notícia Apucarana coleta donativos para vítimas das enchentes

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Órgãos estaduais e municipais, sindicatos e iniciativa privada de Apucarana estão se mobilizando para criar uma rede de auxílio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Ontem, a Prefeitura de Apucarana aderiu à proposta do Governo do Estado e discutiu a estruturação de um serviço de coleta de donativos que já está em funcionamento. 

Os novos pontos de coleta foram definidos ontem, em reunião entre o comandante do 11º Grupamento de Bombeiros, major Élcio José de Meira, o secretário municipal de Assistência Social, Juliano Dalla Costa, e o comandante da Guarda Civil Municipal, Reinaldo Andrade.

As doações, que podem ser deixadas em dez locais, podem ser de água, alimentos não perecíveis, materiais de higiene e de limpeza, cobertores e colchões. Além dos locais disponibilizados pela Prefeitura, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, outros pontos de coleta estão sendo disponibilizados em ações dos Correios, Sindicato das Indústrias do Vestuário, entre outros locais.

A iniciativa da Prefeitura soma com a campanha solidária SOS RS, já desenvolvida pelo Governo do Estado, e com iniciativas de entidades e de pessoas que voluntariamente estão se mobilizando. Academias e estabelecimentos comerciais também estão realizando coletas e incentivando doações entre clientes. 

O prefeito Junior da Femac afirma que todos podem contribuir de alguma forma para socorrer as vítimas das chuvas que assolam o Rio Grande do Sul. “O Brasil todo acompanha o que está acontecendo com o povo gaúchos. As imagens são fortes, impactantes e chocantes. Se não podemos estar presentes no local, podemos contribuir nos mobilizando e arrecadando materiais para ajudar as vítimas”, frisa Junior da Femac. 

O secretário municipal de Assistência Social, Juliano Dalla Costa, informa que a campanha será desenvolvida por tempo indeterminado e os donativos poderão ser deixados nos quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e nas duas unidades de apoio existentes em Apucarana. “Além disso, as doações poderão também ser deixadas no quartel central do Corpo de Bombeiros, no Lagoão e na Guarda Civil Municipal”, completa Dalla Costa. 

Devido ao espaço, Dalla Costa solicita que cobertores e colchões sejam levados diretamente nos quartéis do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal. “Estes dois locais também vão funcionar como pontos de armazenamento. Diariamente, nossas equipes vão percorrer os pontos de doação e levarão os donativos até o Bombeiros e a Guarda”, explica, lembrando que, para quem quiser doar roupas e sapatos, existe um ponto de arrecadação deste e outros materiais na Casa da Indústria, através de uma iniciativa do Sivale.

Paraná envia 190 toneladas de donativos

O comandante do Corpo de Bombeiros de Apucarana, major Élcio José de Meira, afirma que o primeiro caminhão com destino ao Rio Grande do Sul deve sair de Apucarana entre terça e quarta-feira. “Já estamos recebendo os donativos aqui no quartel central desde a semana passada e estamos aguardando o caminhão da Secretaria Estadual de Educação. Vamos reunir todo o material, incluindo dos quartéis de Mandaguari e Jandaia do Sul, para o envio desta primeira remessa de donativos”, anuncia Meira. 

O item mais arrecadado até o momento é água, por meio de galões e fardos. Entretanto, os apucaranenses estão contribuindo com vários outros itens, como cestas básicas e gêneros alimentícios.

O Paraná enviou na manhã de ontem mais de 190 toneladas de donativos às vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul. Além das doações das pessoas e empresas participantes da campanha, o Estado também encaminhou 800 colchões e kits com cobertores e travesseiros cedidos pela Defesa Civil do Paraná e 1,5 mil caixas de copos de água doadas pela Sanepar, que anunciou ontem o envio de caminhões-tanque para auxiliar no atendimento aos desabrigados.

“Tivemos uma arrecadação recorde desde o início da campanha, o que mostra a solidariedade, compaixão e empatia do povo paranaense com nossos irmãos gaúchos. Esta campanha seguirá por mais alguns dias, enquanto for necessário manter essa corrente positiva em prol destas pessoas que tanto precisam da nossa ajuda”, afirmou a primeira-dama Luciana Saito Massa, que lidera a campanha SOS RS, coordenada pela Defesa Civil.