CIDADES

min de leitura - #

Apucarana discute protocolo de atendimento a casos de dengue

Da Redação

| Edição de 15 de março de 2024 | Atualizado em 15 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Apucarana discute protocolo de atendimento a casos de dengue

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Adequação no atendimento dos casos de dengue de acordo com as novas normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde nesta semana com o objetivo de evitar a evolução do quadro clínico do paciente para estado grave e mesmo para óbito. Esse foi o objetivo da reunião entre representantes da Autarquia Municipal de Saúde, da Atenção Básica (UBSs), da UPA e do Hospital da Providência na tarde desta sexta-feira. Apucarana tem quatro óbitos confirmados de dengue e pelo menos sete mortes em investigação. 

Nesta semana, mais uma morte suspeita foi registrada: um jovem de 24 anos com diagnóstico da doença morreu um dia após o internamento. 

“A ideia dessa reunião é ajustar as condutas de todos os serviços saúde envolvidos tratamento de pacientes com sintomas de dengue”, afirma o superintendente da Atenção Básica, Odarlone Orente.

De acordo com Odarlone entre as condutas a serem ajustadas é estabelecer que médicos e enfermeiros sigam o novo protocolo de atendimento do Ministério da Saúde, que traz algumas mudanças pontuais no manejo clínico e exames destes pacientes após acompanhamento in loco feito por técnicos do governo federal.

“Nosso grande objetivo é garantir que o paciente receba o melhor atendimento possível e evitar a evolução para casos graves e evolução para óbito”, enfatiza Odarlone.

“Estamos nos adequando para garantir que todos os serviços de saúde reforcem e mantenham as condutas alinhadas, sejam adotadas quando o paciente der entrada seja na Central de Atendimento da Dengue no Lagoão, nas Unidades Básicas de Saúde, na UPA, na UBS Bolivar Pavão, e mesmo no hospital”, reitera Odarlone.

Ele informa também que na reunião foi estabelecida uma comissão de investigação de casos com desfecho fatal, formada por profissionais da atenção primária, secundária e terciária da saúde e especialista focal.

MUTIRÃO

A Prefeitura de Apucarana informa que o Mutirão de Combate à Dengue vai concluir o trabalho no Distrito do Pirapó na próxima segunda-feira (18). A previsão que o recolhimento de materiais inservíveis pelos caminhões da Prefeitura avance para parte da tarde daquele dia para o Residencial Interlagos.