CIDADES

min de leitura - #

Apucarana inicia formação da GCM para atuar na fiscalização de trânsito

Da Redação

| Edição de 27 de outubro de 2025 | Atualizado em 27 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Quinze guardas civis municipais de Apucarana iniciaram ontem um curso de formação para atuar também como agentes de trânsito. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Segtran), a capacitação tem carga horária de 200 horas e busca aprimorar o trabalho de orientação, fiscalização e educação no trânsito.

O objetivo é ampliar o número de profissionais habilitados a cuidar do trânsito na cidade, conforme determina a Portaria nº 966/2022 da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que tornou obrigatória a formação específica para todos os profissionais que executam atividades de fiscalização, operação e policiamento ostensivo de trânsito.

De acordo com o secretário da Segtran, Major Vilson Laurentino da Silva, esta é a primeira turma da formação, que será estendida a todos os guardas civis e agentes de trânsito do município. “Nosso objetivo é qualificar todos os profissionais até o primeiro semestre do próximo ano. O curso é um requisito obrigatório e segue o mesmo padrão aplicado à Polícia Rodoviária Federal e à Polícia Militar. Além de preparar os guardas civis e agentes para a fiscalização, o conteúdo também enfatiza a importância da educação no trânsito e o papel do servidor como orientador da população”, afirmou.

O agente de trânsito Paulo Roberto Ferreira, responsável pela área de educação no trânsito, explicou que a formação permitirá uma atuação mais integrada entre os guardas civis e os agentes de trânsito. “Os guardas municipais que concluírem o curso estarão aptos a exercer também as funções de agente de trânsito. Isso é fundamental especialmente no período noturno, quando eles se deparam com ocorrências envolvendo veículos irregulares, motoristas alcoolizados ou situações de crime. Eles estarão preparados para realizar autuações, recolhimentos e demais procedimentos administrativos conforme a legislação”, detalhou.

Novas turmas do curso estão previstas para janeiro e março/abril de 2026, até que todos os profissionais da Guarda Civil e da equipe de Trânsito de Apucarana concluam a formação exigida pela Senatran.