CIDADES

min de leitura - #

Apucarana retoma mutirão de combate à dengue na segunda

Da Redação

| Edição de 12 de janeiro de 2024 | Atualizado em 12 de janeiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Apucarana retoma mutirão de combate à dengue na segunda

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em cinco dias de atividades, o Mutirão de Combate à Dengue em Apucarana recolheu 92 caminhões de inservíveis. O trabalho será retomado na próxima segunda-feira (15), atendendo o Residencial Franca e Vila Vitória Régia, bairros que estão em regiões que concentram grande número de focos e também estão recebendo aplicação de fumacê.

Somente nesta sexta-feira (12), a coleta de materiais para descarte encheu 18 caminhões, depois de percorrer o Jardim Figueira, Vila Regina, Núcleo da Fraternidade, Vila Nossa Senhora Aparecida e Vila Apucaraninha.

Com 801 casos de dengue registrados, o município enfrenta uma epidemia da doença e o mutirão tem como meta eliminar locais de proliferação do Aedes aegypti, causador da dengue. Outra medida adotada é a aplicação de inseticida. O fumacê está sendo realizado com cinco veículos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que nesta semana também encaminhou técnicos para visitas de avaliação nas unidades da linha de frente de atendimento à doença.

Para garantir a eliminação de focos do mosquito nos imóveis, a Prefeitura também notificou imobiliárias e construtoras para que estas garantam a limpeza das propriedades e também o livre acesso dos agentes de endemias, responsável pela fiscalização dos focos. 

ACIA

O combate à dengue também ganhou apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia). Em agenda mantida na tarde desta quinta-feira (11), o prefeito Junior da Femac recebeu o presidente entidade, Wanderlei Faganello. 

“A Acia veio se somar ao nosso esforço, no combate rigoroso à dengue”, anuncia o prefeito Junior da Femac. A entidade congrega mais de 1.100 associados no comércio, na indústria e no setor de serviços e irá mobilizar todos eles, visando a prevenção e eliminação de possíveis criadouros do aedes aegypti.

“Nossa proposta é uma ação conjunta com a Autarquia Municipal de Saúde e a força-tarefa que vem atuando em todos os bairros da cidade para a coleta de recipientes e materiais descartáveis que possam representar risco no avanço da dengue”, diz o presidente da Acia, Wanderlei Faganello.

Segundo ele, a Acia irá manter contato com todos os seus associados, para que também façam uma varredura em seus estabelecimentos. “Se houver materiais para descarte a prefeitura irá providenciar a coleta, por meio do telefone 3427-8431, da Secretaria de Serviços Urbanos”, informa Faganello.

MEDIDAS

Mutirão de limpeza leva agentes de endemias aos bairros e promove a retirada de possíveis focos do mosquito. Veículos da Sesa também atuam nos bairros com aplicação de fumacê para combater o mosquito.