O campus de Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) sedia até sexta-feira os dois mais importantes eventos da área têxtil: o 30º Congresso Nacional de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda (CNTT) e o 10º Congresso Científico de Têxtil e Moda (Contexmod). A abertura dos congressos, ontem à noite, no Cine Teatro Fênix, reuniu especialistas, autoridades e lideranças do setor.
Realização da Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda ( ABTT), é a primeira vez que o congresso de tecnologia têxtil é realizado no Paraná. O evento vai apresentar as mais recentes inovações tecnológicas e tendências no setor em palestras, painéis e workshops com participação de empresas como a Paranatex, Audaces, Lycra e Toyota.
A presidente da ABTT, Camila Moreli, presente na abertura do evento, destaca que a realização do congresso em Apucarana é estratégica, uma vez que a cidade está localizada em um dos principais polos têxteis e do vestuário do Brasil e é um município com um histórico de contribuição à indústria e a UTFPR tem um histórico de excelência no ensino e na pesquisa na área. A instituição oferta os cursos de Design de Moda e Engenharia Têxtil.
Além da presidente da ABTT, participaram da cerimônia de abertura o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Valente Pimentel; o reitor da UTFPR, Everton Lozano; o diretor do campus local, Marcelo Ferreira; o secretário de Estado de Inovação, Alex Canziani; a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), Elizabete Ardigo; o empresário Eros Felipe; o prefeito Junior da Femac, entre outros. A empresária Maria Abigail Fortuna, pioneira no setor em Apucarana, homenageada no evento, também participou da mesa de autoridades.
O diretor do Campus Apucarana da UTFPR, Marcelo Ferreira, avalia que o congresso nacional de Tecnologia Têxtil, da Confecção e da Moda chega a Apucarana num momento adequado. “Acabamos de abrir o nosso Mestrado em Têxtil e Moda e, ao mesmo tempo, estamos em fase de licitação do único centro de análises têxteis do Paraná”, lembra.
Segundo a presidente do Sivale, Elizabete Ardigo, que também faz parte da diretoria da Federação das Indústrias do Paraná (Fieo), a realização do congresso em Apucarana é uma conquista de todo setor. “É uma noite muito bonita, de muita vitória, uma conquista, realmente. É o fortalecimento da nossa indústria”, comenta, acrescentando que o tema do evento, inovação, é uma necessidade de primeira hora para o setor.
O prefeito Junior da Femac destaca que, em Apucarana, todos empresários e trabalhadores do polo de confecções se sentem honrados em sediar o congresso. “Diariamente, temos cerca de 25 mil pessoas – a maioria mulheres – trabalhando em máquinas de costura e em outras funções na produção de peças e acessórios de vestuário”, destaca ele.