Produtores rurais, técnicos e especialistas em café de diversos municípios do Paraná e até do Estado de São Paulo participaram ontem de uma atividade prática chamada “Treino & Visita Café”. O evento aconteceu no viveiro de mudas de café da Prefeitura de Apucarana e foi uma oportunidade para que extensionistas da regional Apucarana do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e da Prefeitura compartilhassem conhecimentos sobre a cafeicultura.
A atividade de campo, explica o secretário municipal da Agricultura de Apucarana, João Carmo da Fonseca – que representou o prefeito Rodolfo Mota no evento – marcou o encerramento de uma agenda de três dias de trabalho. “Em parceria com os extensionistas do Governo do Paraná estamos estruturando um grande projeto para a diversificação das propriedades, incluindo a cultura do café, que é uma atividade muito importante para o município”, destacou o secretário. Ele também anunciou que, até o primeiro trimestre de 2026, a prefeitura pretende distribuir cerca de 400 mil aos cafeicultores locais.
Entre os temas discutidos no encontro técnico, estiveram estratégias para viabilizar a modernização do manejo, com políticas que facilitem o acesso dos produtores a novas tecnologias. “O grande desafio da cafeicultura hoje é a escassez de mão de obra. Por isso, nosso objetivo é investir em uma produção mecanizada, com alta tecnologia, garantindo maior produtividade e geração de renda para o agricultor”, explicou Fonseca.
Além de extensionistas e cafeicultores, o evento contou com a presença de representantes de sindicatos rurais e prefeituras. O técnico do IDR em Apucarana, Marco Antônio Casini, destacou a importância da iniciativa. “Foram três dias de atividades e encerramos com esta visita ao viveiro municipal, onde os participantes puderam conhecer o trabalho desenvolvido em Apucarana e agora podem replicar essa experiência em seus municípios”, afirmou. Ele reforçou que a revitalização da cafeicultura paranaense depende do compartilhamento de conhecimento e elogiou a postura do município.
“A Prefeitura de Apucarana tem dado um grande suporte aos produtores, principalmente por meio da produção e distribuição de mudas, um fator essencial para quem deseja retomar a atividade”, ressaltou Casini.