O 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) de Apucarana, conduziu ontem um treinamento especializado para alunos da Escola de Sargentos das Armas (ESA). A instrução, focada em técnicas de navegação, ocorreu nas águas do Lago Jaboti e serviu para demonstrar as capacidades operacionais do blindado Guarani, chamando atenção.
A instrução faz parte de um acordo de cooperação técnica entre o batalhão local e a ESA, que é a instituição responsável pela formação dos sargentos de carreira do Exército Brasileiro, sediada em Três Corações (MG). Segundo o capitão Lucas Feliciano, do 30º BIMec, o objetivo é proporcionar aos militares em formação uma experiência prática.
“Estamos atendendo a um pedido de cooperação de instrução da Escola de Sargentos das Armas. Os alunos do curso de infantaria vieram a Apucarana para participar de atividades que são intrínsecas do nosso batalhão”, afirmou.
O destaque do treinamento foi o blindado Guarani, veículo que pode operar tanto em terra quanto na água. “Uma dessas atividades é a de navegação, que está sendo realizada hoje no Lago Jaboti, onde mostramos a capacidade anfíbia da nossa Viatura Blindada Guarani”, explicou o capitão.
A movimentação militar atraiu a curiosidade da população, que pôde acompanhar o exercício à distância. O capitão Feliciano ressaltou a importância dessa interação com a comunidade. “A população pode acompanhar sem problemas. É um prazer nosso receber o pessoal e poder mostrar uma das nossas capacidades para a população de Apucarana”, comentou.