CIDADES

min de leitura - #

Arapongas entrega sacolão municipal abastecido pela agricultura familiar

Da Redação

| Edição de 05 de dezembro de 2025 | Atualizado em 05 de dezembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Foi inaugurado nesta sexta-feira (5), em Arapongas o Sacolão Municipal João Poliseli de Sá. Instalado na área interna do Terminal Urbano Central a duas quadras da Avenida Arapongas, o espaço vai comercializar alimentos produzidos por duas cooperativas do município, visando criar um canal direto de comercialização para agricultura familiar e facilitar o acesso de alimentos frescos para população em geral.

A titular da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), Ellen Mendonça, agradeceu a ex-secretária da pasta, Niele Melo, que teve a ideia do Sacolão, que teve projeto iniciado na administração anterior. “É um equipamento público, de segurança alimentar e nutricional, que tem como objetivo ofertar frutas, verduras e legumes, frescos, variados de qualidade e com preços acessíveis – sendo, em média 35% menor do valor de mercado”, acrescentando que outro objetivo do Sacolão é fortalecer a agricultura familiar. Os alimentos são produzidos pela Cooperativa de Agricultura Familiar de Arapongas (Coara) e a Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária União Camponesa (Copran).

O superintendente-geral de Apoio aos Municípios da Casa Civil, e ex-prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, acompanhou a solenidade e destacou a homenagem a João Poliseli, empreendedor, empresário e ex-vereador do município. “A família Poliseli já contribuiu muito e trabalha muito por essa cidade. E o seu João foi um dos vereadores mais dedicados. Foi um homem que defendia a família, defendia o pobre, defendia o trabalhador como nunca”, disse.

O prefeito Rafael Cita destacou que o Sacolão integra um projeto maior de segurança alimentar. “Esse momento aqui é muito especial porque reflete verdadeiramente o porquê que a Secretaria de Segurança Alimentar foi criada. Não é só para garantir cesta básica, é para tratar da qualidade da alimentação da população araponguense e também trazer a agricultura familiar para mais perto da população. Porque é um jogo de ‘ganha-ganha’: o agricultor vende, a população compra o alimento de qualidade com um preço mais acessível. Essa é a principal finalidade da Secretaria. E aqui, estamos vendo isso”, enalteceu. 

O evento ainda contou com a presença dos vereadores, secretários e servidores municipais, representantes das cooperativas e produtores que abastecem o Sacolão e demais autoridades, além de familiares do homenageado.

O filho primogênito, João Robson Vicentin Poliseli, agradeceu a homenagem ao pai em nome da família. “A família se sente honrosa e grata a todos. E mais uma coisa: o pai morreu com 86 anos. Então, desejamos que esse empreendimento tenha 86 anos a mais”, disse.