A Prefeitura de Arapongas lançou, na manhã de ontem, no auditório do Paço Municipal, o Plano Municipal de Segurança Pública 2026. O evento contou com a apresentação dos novos delegados da 22ª Subdivisão Policial (SDP) e, também, com a apresentação de dados estatísticos e de ações e programas a serem desenvolvidos ao longo deste ano.
“O Plano Municipal de Segurança é resultado da dedicação das forças de Segurança do município, que trabalham de maneira integrada (...). Isso torna Arapongas uma cidade extremamente segura”, frisou o prefeito Rafael Cita (PSD).
O superintendente-geral de Apoio aos Municípios da Casa Civil, Sérgio Onofre, também destacou essa cooperação. “Se você olhar, todos têm o mesmo objetivo. O que é o objetivo de todos? Combater o crime.”
A Polícia Militar (PM) destacou a redução de 43% no número de furtos de veículos na cidade, enquanto a Polícia Civil citou a elevação do cumprimento de mandados de prisão preventiva ou temporária, que teve uma alta de 77%.
O Plano Municipal de Segurança, criado em 2017, propõe as diretrizes da segurança e o planejamento estratégico através da ampliação dos serviços integrados.