CIDADES

min de leitura - #

Arapongas marca início da vacinação na rede municipal

Da Redação

| Edição de 25 de abril de 2025 | Atualizado em 25 de abril de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Aderindo à Campanha Nacional de vacinação nas escolas, a Prefeitura de Arapongas, por meio da integração entre as Secretarias de Saúde e Educação, inicia a partir do próximo dia 06 de maio ações de imunização em todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e também nas Escolas Municipais. Além de facilitar o acesso à vacinação aos alunos, a ação contempla a aplicação de vacinas contra Influenza, Febre Amarela, Covid-19 e HPV, além da atualização de imunizantes como pentavalente, DTP (tríplice bacteriana), poliomielite e pneumocócica 10.

Conforme o secretário da Educação, Lino Batista, a pasta fica a cargo de organizar a logística, a estrutura e a convocação. “Inicialmente, vamos emitir uma autorização a ser encaminhada aos pais ou responsáveis dos alunos. Mediante esta autorização, as equipes de Saúde vão verificar a situação da carteirinha vacinal, seguindo para a aplicação das vacinas necessárias”, explicou. Lino Batista ressaltou ainda a importância da parceria entre as secretarias municipais. “Tudo isso é fundamental para o maior alcance possível da vacinação. Não existe educação sem saúde e nem saúde sem educação”, acrescentou.

AGENDA

De acordo com a Secretaria de Saúde, os CMEI’s receberão as ações vacinais de 06 a 09 de maio. As escolas municipais do dia 13 a 16 de maio. Já para os colégios estaduais do município, uma agenda será definida juntamente com o Núcleo Regional de Educação (NRE) Apucarana.

O secretário da Saúde, Carlos Eduardo Arruda, destaca a importância da vacinação dos alunos. “É importante garantirmos a proteção de nossas crianças e adolescentes contra doenças imunopreveníveis, ou seja, aquelas doenças que podem ser evitadas por meio da vacinação”, afirmou Arruda.