Seis instituições de ensino da rede municipal de Apucarana foram afetadas pelo temporal da tarde de segunda-feira (2). O balanço foi divulgado ontem pela Autarquia Municipal de Educação (AME) após as equipes da prefeitura iniciarem a limpeza e a manutenção dos prédios afetados. Em apenas uma instituição as aulas foram suspensas.
Os serviços foram realizados nos CMEIs Sonhos de Esperança, localizado no Parque Bela Vista, Domingos Mareze (Núcleo Adriano Correia) e Luiz Aníbal Matiuzzi (Parque Bela Vista), além das escolas Dr. Joaquim Vicente de Castro (Vila Santa Rosa), Professor Idalice Moreira Prates (Parque Bela Vista), Presidente Médici (Jardim Apucarana) e José Brazil Camargo (Núcleo Michel Soni), a última é a única com aulas suspensas. As atividades serão retomadas a partir de amanhã.
De acordo com dados compilados pela Sanepar, que tem um pluviômetro instalado na estação de tratamento da Vila Regina, Apucarana registrou 90mm de chuvas ontem. “Esse grande volume de água causou transtornos em diversos pontos da cidade. Em resposta, mobilizamos cerca de 60 servidores, de várias secretarias, para solucionar os problemas de forma célere”, afirmou o prefeito Junior da Femac.
A secretária de Educação, Professora Marli Fernandes, explicou que os principais danos nas unidades escolares ocorreram devido ao entupimento das calhas. “No entanto, a Escola José Brazil Camargo enfrentou uma situação mais grave, com o desmoronamento de parte de um muro e o alagamento do pátio causado pelo entupimento da tubulação de drenagem pluvial das ruas Pintassilgo e Pardal, além do rompimento de uma tubulação na Rua Papagaio”, detalhou.
As equipes da Prefeitura também avaliaram os estragos causados nas ruas. Os principais estragos foram registrados no cruzamento das ruas Jayme Broietti e Emiliano Perneta, no Jardim Ponta Grossa.
Segundo a secretária municipal de Obras, Caroline Moreira o problema também está relacionado com o rompimento de galerias e o trecho precisará ficar interditado pois o asfalto foi muito danificado. Conforme avaliação preliminar, provavelmente será necessário fazer a abertura da via para recomposição da tubulação e, na sequência, a reconstrução do asfalto. “Neste momento, o que pode ser feita é a limpeza do local, mas para a execução do serviço será necessário esperar o tempo melhorar, pois o solo está muito encharcado”, explica a secretária
Um whatsapp foi disponibilizado pela Secretaria de Obras para o comunicado de ocorrências, visando facilitar o acionamento das equipes: é o 99967-0563. “A população pode enviar fotos, informações das ocorrências e as necessidades imediatas. A chuva foi muito forte, estamos trabalhando e contamos com a compreensão da população”, salienta Junior da Femac.