Com mais casos de chikungunya do que dengue registrados, a secretária municipal de Saúde de Ivaiporã, Cristiane Pantaleão, fez um alerta nesta sexta-feira (14). Há uma preocupação com o aumento nos casos de chikungunya registrados recentemente na cidade. Ivaiporã encerra a semana com 13 casos positivos de chikungunya e 3 casos de dengue.
Segundo Cristiane Pantaleão, os casos de chikungunya aumentaram no Brasil e Ivaiporã não foge à regra. Em relação a dengue a situação está estabilizada.
Sobre as medidas preventivas adotadas em Ivaiporã, Cristiane Pantaleão disse que a Prefeitura está implementando diversas estratégias para combater o mosquito. “Estamos espalhando armadilhas pela cidade para detectar e controlar o mosquito rapidamente – além de realizar borrifações de veneno em áreas de maior movimentação. Porém, 90% dos focos do mosquito estão dentro das residências. É fundamental que a população colabore, limpando os quintais, eliminando o lixo e lavando frequentemente os bebedouros dos animais com sabão”, orientou.
Em todo Paraná, foram confirmados 478 casos de Chikungunya, com um total de 1.279 notificações da doença no Estado.