CIDADES

min de leitura - #

Campanha de imunização da gripe inicia na segunda-feira

Cindy Santos

| Edição de 22 de março de 2024 | Atualizado em 22 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Campanha de imunização da gripe inicia na segunda-feira

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A 16ª Regional de Saúde de Apucarana recebeu 16 mil doses de vacina contra a gripe para iniciar a primeira etapa da campanha de imunização nesta segunda-feira (25) nos 17 municípios da área de abrangência. A meta é imunizar 90% do grupo prioritário formado por crianças, gestantes, puérperas e idosos, por quem a vacinação vai começar. 

As vacinas chegaram nesta sexta-feira (22) e um esquema especial de entrega dos imunizantes será realizado neste sábado para distribuir as doses aos municípios. “Tivemos um problema de logística que não permitiu que essa entrega ocorresse antes, mas as prefeituras já estão organizadas para receber as doses”, comenta o chefe da 16ª RS, Marcos Costa.

Em Apucarana, sede da regional, serão entregues 5,2 mil doses dos imunizantes. Segundo o coordenador da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Luciano Simplício Sobrinho a vacina será ofertada a partir de segunda-feira, em horário regular de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com sala de vacina, com exceção da UBS Bolívar Pavão, no Jardim América, unidade referência no atendimento de pacientes com dengue.

A meta da campanha é vacinar 90% dos grupos prioritários formados por crianças de seis meses a menores de seis anos; crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas com mais de 60 anos. 

Conforme o Ministério da Saúde, 4.556.962 pessoas que fazem parte desse grupo no Paraná.

Também compõem grupos prioritários pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); e trabalhadores portuários.

A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. O Ministério da Saúde informa que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. (COM AEN)

Campanha de imunização inicia por alguns grupos prioritários
•crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com mais de 60 anos e puérperas são os primeiros vacinados