O advogado Marlus Arns, candidato à presidência da seccional Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná (OAB-PR), pela chapa OAB Democrática, defende a necessidade de romper com o perfil de gestão que tem dominado a instituição por quase cinco décadas. “Esse grupo político que está no comando da OAB Paraná está lá desde 1977, tem eleições a cada 3, anos e é comum sequer ter bate chapa. Em 2018, organizamos um movimento chamado Algo Novo, lançamos uma chapa e fomos muito bem votados. Em 2021 também e agora em 2024 o grupo resolveu lançar meu nome à presidência. Estamos muito esperançosos”, afirma. O advogado esteve nesta semana em Apucarana, onde sua chapa tem candidato a eleição da subseção e concedeu entrevista à Tribuna/TNOnline.
Entre as propostas da chapa estadual está a criação de um aplicativo, o Participa OAB, para registros de denúncias, divulgação de vagas de empregos e serviços, além da defesa intransigente das prerrogativas profissionais, o fortalecimento da jovem advocacia e a implantação de uma gestão verdadeiramente transparente e acessível. Entre outras propostas estão também meios de conversão da anuidade da OAB/PR, uma das mais caras do país, e a luta pelo aumento da tabela de honorários, por eleições diretas para o Conselho Federal da OAB, além de propostas específicas para mulher advogada e projetos para combater a violência de gênero.
O candidato, que tem mais de 30 anos de experiência, fez um giro pelo estado e passou por diversas cidades, incluindo Apucarana, onde a OAB Democrática possui chapa com os candidatos Juliano Massahiro Nishi (presidente) e Thiago Andre Rizzo (vice-presidente).
“Partindo de um movimento de oposição consolidado na disputa eleitoral pela OAB/PR, a chapa OAB Democrática propõe uma nova visão para a advocacia paranaense, comprometida com a valorização profissional e a implementação de mudanças que resgatem a dignidade do exercício da advocacia”, salienta o advogado.
ELEIÇÕES
A OAB-PR realiza em 22 novembro as eleições das diretorias e conselhos da Seccional e das subseções. Serão preenchidos cargos do conselho seccional e sua diretoria, conselheiros federais, diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR) e diretorias das 49 subseções ou conselhos subseccionais. Três chapas na disputa pela seccional do Paraná.
Em Apucarana são duas chapas: a XI de Agosto com a advogada Daniela Pacheco como candidata a presidente e a chapa OAB Democrática, com Juliano Massahiro Nishi como candidato a presidente.