O Paraná celebra a Semana Estadual da Inovação com balanço de uma de suas principais iniciativas de popularização da inovação e da tecnologia: a Carreta da Inovação. O projeto do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (Seia), já atingiu a marca de 70 municípios atendidos em pouco mais de 10 meses de atividade, levando tecnologia, conhecimento, ciência e empreendedorismo às comunidades locais. No total, mais de 60 mil pessoas já visitaram o caminhão tecnológico.
Segundo o secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o projeto tem ampliado o alcance das políticas públicas voltadas à formação tecnológica e à geração de novas oportunidades. Ele diz que um dos principais pontos do projeto é levar o caminhão para as cidades menos populosas do Paraná
“A Carreta da Inovação representa o futuro em movimento. É a tecnologia chegando aonde antes não chegava, despertando talentos e fortalecendo o interior do Estado. Para um município que tem cerca de 4 mil habitantes, ter esse contato de perto com novas tecnologias é muito importante para disseminar a cultura da inovação”, afirma.
Com duas unidades itinerantes, as estruturas móveis foram desenvolvidas para atender cidades de diferentes portes, desde pequenos municípios até grandes centros urbanos, com o objetivo de democratizar o acesso à inovação, promover o desenvolvimento do ecossistema regional de inovação, estimular o aprendizado tecnológico e formar novos talentos.
Os caminhões são adaptados com computadores, internet via satélite e recursos multimídia, além de impressoras 3D, óculos de realidade virtual e ferramentas de criação digital. Além dos equipamentos, oferecem atividades interativas voltadas à robótica e programação, cursos e workshops sobre diversos temas.