CIDADES

min de leitura - #

Carros de fumacê começam percorrer as ruas de Ivaiporã

Adriana Savicki

| Edição de 22 de janeiro de 2024 | Atualizado em 22 de janeiro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Três veículos fumacê da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) chegaram a Ivaiporã ontem para reforçar as medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti. A cidade, que enfrenta situação epidêmica com 754 casos confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde

Serão realizados cinco ciclos de pulverização com o inseticida Cielo em todas as ruas da cidade. O intervalo entre as aplicações em cada localidade será de três a cinco dias. A equipe deve permanecer em Ivaiporã por um período de 15 a 20 dias. 

A farmacêutica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Ivaiporã, Ana Regina Soares, coordenadora da área de endemias, disse que o reforço do fumacê é importante, mas há necessidade de as pessoas colaborarem com a remoção de criadouros do mosquito da dengue e a continuidade no uso de repelente.

“A população deve ficar atenta aos locais que podem acumular água parada, como vasos de plantas, garrafas, pneus e calhas. É importante eliminar esses focos para evitar a proliferação do mosquito. Principalmente nesses dias de chuva, intercalado de calor intenso é tudo que o mosquito precisa”, disse Ana.

A Prefeitura de Ivaiporã adotou um mutirão de limpeza e inservíveis entre 4 e 18 de janeiro. No período foram recolhidos 283 caminhões de lixo em diversos bairros