O número de casos confirmados de dengue caiu 98,3% na área da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana. Boletim epidemiológico divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) trouxe 216 confirmações registradas neste ano nos 17 municípios pertencentes a área de abrangência da regional. No ano passado foram 13.494 confirmações entre janeiro até 18 de fevereiro.
Para o chefe da 16ª RS, Lucas Leugi, a redução é resultado das ações realizadas pelos órgãos de saúde a fim de controlar a incidência do mosquito. “É um conjunto de fatores, conscientização, imunização, prevenção, bloqueios e mutirões”, assinala.
A região de Apucarana segue a mesma tendência estadual, com redução de 93,1% nos casos da doença em relação ao mesmo período do ano passado. Do dia 1º de janeiro até 15 de fevereiro deste ano foram registrados 5.323 casos confirmados no Paraná, contra 77.743 no ano passado. Os dados, ainda preliminares, são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.
O comparativo também aponta queda no número de mortes, passando de 86 para 2, uma queda de 97,7%. Em relação aos casos prováveis de dengue, o Paraná teve uma diminuição de 80,8% na semana epidemiológica 01 a 07. Em 2024 foram 81.417 casos, e em 2025, 15.663.
Apesar da expressiva redução de casos e óbitos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ressalta a importância de as pessoas continuarem com as práticas de limpeza e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika Vírus.
“Essa redução substancial do número de casos de dengue segue sendo um reflexo de um trabalho organizado, de conscientização e conjunto. É fundamental manter as iniciativas que estão sendo desenvolvidas no Estado e fortalecer ainda mais as ações assistenciais”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
ALERTA
O número de casos confirmados de dengue em Bom Sucesso despertou a preocupação da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana. Boletim epidemiológico divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), trouxe 35 casos no município com incidência de 351,96. O chefe da regional Lucas Leugi informou que técnicos estão monitorando o município semanalmente para orientar e acompanhar as ações da equipe de agentes de controle da dengue municipal.
“Já foi realizado mutirão de limpeza em todo o município e conforme preconizado pelo programa estadual de controle da dengue foram instaladas armadilhas ouvitrampas em 100% da cidade. Com a análise dos resultados obtidos por essa metodologia, novas medidas deverão ser tomadas pelo município com apoio e supervisão da 16ª RS”, afirmou Leugi.
Grandes Rios encontra-se em situação semelhante, com incidência de 687,86 e 45 casos confirmados da doença. Outros municípios com casos são Arapongas (50), Apucarana (22) e Marilândia do Sul (21), Califórnia (2), Cambira (2), Jandaia do Sul (3), Faxinal (16), Marumbi (1), Mauá da Serra (3), Novo Itacolomi (4), Sabáudia (8) e São Pedro do Ivaí (4). Borrazópolis, Kaloré e Rio Bom não registraram casos na região.