O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), passa a ofertar, a partir do ano letivo de 2026 o Curso Técnico em Inteligência Artificial e Dados para estudantes do Ensino Médio da rede estadual. Inicialmente, a formação estará disponível em 32 colégios estaduais – incluindo cinco da região -, atendendo cerca de 2 mil alunos. Com a iniciativa, o Paraná se torna um dos primeiros estados do Brasil a disponibilizar um curso técnico em Inteligência Artificial para estudantes da rede pública.
Das vagas ofertadas, 900 são por meio de parceria com o Sistema S, sendo 22 turmas pelo Senac e outras três turmas pelo Senai. O curso será realizado de forma 100% presencial, com aulas práticas desenvolvidas em laboratórios de informática ou com o uso de dispositivos tecnológicos em sala de aula.
A formação será integrada ao Ensino Médio, permitindo que o estudante curse simultaneamente a etapa regular e o curso técnico ao longo dos três anos, sem prejuízo ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Na região, as vagas serão abertas em Apucarana, no Colégio Polivalente; Arapongas, nas escolas Marques de Caravelas e Unidade Polo; São João do Ivaí, no colégio Arthur de Azevedo e Ivaiporã, no colégio Antônio Diniz Pereira.
Ao final da conclusão das três séries, o aluno recebe a certificação do Ensino Médio e o diploma de Técnico em Inteligência Artificial e Dados. A iniciativa integra as ações de modernização, com objetivo ampliar as oportunidades de formação técnica alinhadas às demandas do mercado de trabalho.
Atualmente, são oferecidos mais de 45 cursos técnicos distribuídos em 777 escolas estaduais. As formações são ofertadas nas modalidades integrada, concomitante e subsequente.
“A Educação Profissional da rede estadual do Paraná tem apresentado crescimento consistente nos últimos anos, saltando de 11 mil estudantes matriculados em 2021 para cerca de 50 mil em 2025, um aumento de quase 350% em quatro anos. Esse crescimento expressivo da Educação Profissional mostra que estamos no caminho certo ao investir em cursos alinhados às transformações do mundo do trabalho”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
“A implantação do curso técnico em Inteligência Artificial e Dados reforça esse compromisso, ao oferecer uma formação inovadora, conectada com a realidade tecnológica e com alto potencial de empregabilidade, garantindo que os jovens do Paraná tenham acesso a conhecimentos estratégicos ainda durante o Ensino Médio”, acrescenta.
Os pais e responsáveis interessados em matricular os estudantes no curso têm até o fim do mês de janeiro para realizar a inscrição. Os cursos promovidos pelo Sistema S também estão com inscrições abertas e são ofertados em unidades localizadas em diferentes municípios do Paraná.