CIDADES

min de leitura - #

Com alta do cacau, Páscoa fica ‘salgada’ e ovos 20% mais caros

Cindy Santos

| Edição de 01 de março de 2024 | Atualizado em 01 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Com alta do cacau, Páscoa fica ‘salgada’ e ovos 20% mais caros

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Páscoa dos consumidores será bem salgada neste ano em virtude do aumento nos preços dos ovos de chocolate que estão até 20% mais caros em Apucarana. O principal motivo da alta é o cacau que acumula 40% de alta e impacta nos derivados. 

Gerente de um supermercado em Apucarana Sergio Pereira de Souza estima que o consumidor possa sentir um aumento médio de até 20% nos ovos de páscoa neste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. “Ainda é cedo para saber se o preço vai afetar as vendas, porque as mercadorias acabaram de chegar”, comenta. 

O também gerente de supermercado Gustavo Coutinho revela que o preço de custo de algumas marcas e tipos de chocolate aumentaram até 30%. A administração da empresa, entretanto, optou por absorver boar parte da alta repassada pela indústria para manter produtos nos mesmos preços do ano passado. 

Ele comenta que nos últimos anos houve uma mudança de comportamento dos consumidores que, diante da alta nos preços, trocam os ovos de chocolate por produtos mais em conta como barras, caixas de bombom e até cestas personalizadas. 

“Compramos uma quantidade bem menor de ovos de chocolate neste ano em virtude dessa queda. Nem a indústria produz a mesma quantidade dos anos anteriores”, assinala.

MATÉRIA-PRIMA CARA

A variação no preço da matéria-prima usada na produção do chocolate é o principal motivo do encarecimento. “Nos últimos meses a cotação do cacau subiu muito. No mercado futuro estavam sendo negociados contratos com vencimento em maio de 2024 a US$ 4,475 a tonelada. Hoje está em torno de US$ 6,300”, informa o economista Rogério Ribeiro, professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), com base nos preços da bolsa de Nova Iorque. 

O aumento no custo do cacau se deve aos problemas enfrentados pelos países produtores. Setenta por cento da produção está concentrada na África Meridional, afetada por condições climáticas que causam problemas nas lavouras.

Segundo o economista, outros aspectos mercadológicos também geraram o aumento dos preços dos chocolates, como a proximidade da Páscoa, por exemplo. “Nesta época os preços, tradicionalmente, disparam”, acrescenta.

Levantamento da empresa de inteligência de mercado Horus revela que, a nível nacional, a alta é de 11% em barras de chocolate; 10,7% em chocolates e bombons; e 1,8% em ovos de chocolate.