A Catedral Nossa Senhora de Lourdes, de Apucarana, foi oficializada como Basílica. O título foi oficializado pelo Papa Francisco após a apresentação de um pedido formal feito pelo bispo diocesano, Dom Carlos José de Oliveira, que está em Roma. A elevação da catedral foi anunciada oficialmente nos canais oficiais da igreja e vinha sendo planejada desde o ano passado com intuito integrar as comemorações dos 60 anos da Diocese.
Segundo o padre Douglas Felipe, assessor Diocesano da Comunicação, o título traz uma conexão direta entre a igreja e o pontífice. “O título Basílica tem uma forma muito mais harmoniosa e ligada com as grandes basílicas de Roma, ou seja, uma ligação ainda mais profunda e direta com o sumo pontífice, o Papa Francisco”, destacou.
Dom Carlos José entregou pessoalmente a documentação ao Papa para a aprovação, concretizando o novo status da igreja no município. Padre Douglas expressou o sentimento da comunidade ao afirmar que a assinatura foi recebida “com grande júbilo, com grande alegria”. A nova designação transforma o local em “Catedral Basílica de Nossa Senhora de Lourdes”, reforçando sua importância religiosa.
Uma basílica se difere de uma catedral e conta com certos privilégios: dispor de altar reservado ao papa, ao cardeal ou ao patriarca. Ela também não é submetida à jurisdição eclesiástica local, e sim ao Vaticano, o que confere um status internacional.
“Rezemos, intensifiquemos e já nos preparemos para celebrar com muita ênfase, com muita alegria, com muita devoção e piedade este título dado à Igreja Mãe de toda Diocese de Apucarana”, completa o padre Douglas.
O bispo Dom Carlos José de Oliveira gravou um vídeo diretamente de Roma, na Itália, para celebrar o título de Basílica que foi concedido. Em frente à Basílica de São Pedro, no Vaticano, ele ressaltou que a Diocese vive um momento de “imensa alegria”.
“Que alegria para toda a nossa Diocese [de Apucarana], que celebra os seus 60 anos de criação e instalação. Alegria de que nossa Catedral, além de catedral, que já é um título máximo, agora também é basílica”, comemorou Dom Carlos. O sacerdote entregou pessoalmente a documentação ao Papa para a aprovação.
Dom Carlos frisa ainda que a decisão do Papa é um “grande presente” para todos os fiéis e comunidade religiosa da Diocese.
A comunidade diocesana agora se prepara para celebrar oficialmente o reconhecimento.
O prefeito Junior da Femac também comentou a conquista. “No ano em que Apucarana comemora seus 80 anos e a nossa diocese chega aos seus 60 anos, a cidade ganha este presente”, disse o prefeito.
Para ele, essa é uma distinção especial do Vaticano, na pessoa do Santo Padre, em função da sua importância histórica e da estrutura arquitetônica da Catedral Nossa Senhora de Lourdes. “Parabenizo o bispo Dom Carlos José pelo seu brilhante trabalho”, destaca o prefeito.
Apucarana, a partir de agora, passa a sediar a terceira catedral basílica do Paraná, depois da Catedral Metropolitana Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (Curitiba); e da Catedral Metropolitana Basílica Nossa Senhora da Glória (Maringá). (COLABORARAM LIS KATO E LOUAN BRASILEIRO)