CIDADES

min de leitura - #

Com gruta e novas esculturas sacras, Parque da Redenção é reinaugurado

Da Redação

| Edição de 08 de dezembro de 2023 | Atualizado em 08 de dezembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Com gruta e novas esculturas sacras, 
Parque da Redenção é reinaugurado

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com missa presidida pelo bispo diocesano Dom Carlos José de Oliveira, foi reinaugurado na tarde desta sexta-feira (08), em Apucarana, o Parque da Redenção. O espaço eco-religioso, localizado no início do Roteiro Turístico Rural e Religioso Estrada Bela é administrado pela diocese através de concessão de uso desde 2014 e teve obras viabilizadas mediante parceria entre a Mitra Diocesana e a Prefeitura de Apucarana, além da participação de diversos colaboradores da comunidade. 

Além do bispo Dom Carlos José de Oliveira e do Monsenhor Roberto Carrara, autoridade religiosa que coordenou o projeto de reestruturação do local, a solenidade contou com a presença de autoridades políticas, entre elas o prefeito de Apucarana, Júnior da Femac; o vereador Mário Felipe, representando o presidente da Câmara Municipal, Luciano Molina; o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior; prefeito de Cambira, Toledo; prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda; e do presidente do Grupo de Trabalho do Turismo Religioso do Paraná, Eliseu Rocha. O governador do Paraná, Ratinho Júnior, esteve representado pelo secretário de Estado da Saúde, o médico apucaranense Beto Preto.

“O Parque da Redenção, reinaugurado nesta sexta-feira, é fruto da parceria e da união entre a Prefeitura Municipal de Apucarana, os empresários de nossa cidade e a Diocese de Apucarana, que tudo fizeram para que este parque pudesse ser reinaugurado, trazendo esse belíssimo espaço de turismo eco-religioso para a nossa região”, afirmou o bispo Dom Carlos.

O prefeito Júnior da Femac destacou a importância da obra para o turismo religioso. “É um espaço maravilhoso. São 60 mil metros quadrados às margens do Rio Pirapó, que abastece mais de dois milhões de pessoas no Paraná, junto com a Mata Atlântica, além da arquitetura sacra, arte e escultura, que vão fazer com que todos que têm devoção passem por momentos incríveis aqui”, disse o prefeito, que destacou ainda as intervenções urbanas feitas pela Prefeitura no local, em parceria com a Mitra Diocesana.

O presidente da Amuvi, Lauro Junior, parabenizou a Prefeitura de Apucarana e a Mitra Diocesana, pela belíssima parceria, viabilizando a reabertura do parque. “O turismo religioso vai atrair milhares de pessoas para Apucarana, como já acontece em Lunardeli, com o Santuário de Santa Rita de Cássia”, citou Lauro Junior.

O secretário de Saúde, Beto Preto, ressaltou a participação da comunidade no projeto. “Quero ressaltar aqui o papel da comunidade católica, que apoiou a reforma, sob coordenação do monsenhor Roberto Carrara”, assinalou, lembrando que, quando prefeito, o município construiu o novo vertedouro para solucionar os problemas de erosão na área.

Parque passou para administração da Mitra em 2014

O Parque da Redenção foi inaugurado em 31 de dezembro de 2008. Inicialmente, o espaço recebeu 96 esculturas de personagens bíblicos. Nos primeiros anos de funcionamento foi administrado pela Prefeitura. Em outubro de 2014, no entanto, a gestão da área passou oficialmente para a Mitra Diocesana, que iniciou uma ampla reforma no local.

Entre as obras de reestruturação, promovidas ao longo da última década, estiveram a restauração de esculturas religiosas – a cargo do artista Lucas Pereira Fioresi -, remodelação do trajeto de reprodução de episódios da Via Sacra de Jesus e a construção da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que é uma réplica da Gruta de Massabielle, localizada na cidade de Lourdes, França. Também em destaque a construção das esculturas dos três arcanjos (São Miguel, São Gabriel e São Rafael); o Jardim do Rosário; o Pier em forma de cruz sobre o lago e novos sanitários. Todos os investimentos da igreja foram possíveis com a generosidade de muitos colaboradores, que contribuíram em diversas promoções e por outras formas de doação e patrocínios.

Estruturalmente, a prefeitura investiu na recuperação do vertedouro, readequação da barragem e canal de saída do lago, asfaltamento do acesso ao parque e outras benfeitorias de mobilidade e acessibilidade com a construção de calçadas e rampas, iluminação em Led e paisagismo.

O parque Eco-religioso da Redenção tem uma área de aproximadamente 60 mil metros quadrados.