Com o retorno dos estudantes às salas de aula das redes pública e privada de ensino, o Governo do Estado reforça que a vacinação no ambiente escolar, iniciada em abril deste ano, continua. A força-tarefa, por meio de um trabalho conjunto entre as secretarias da Educação (Seed) e da Saúde (Sesa), tem por finalidade atualizar as carteiras de vacinação dos alunos e reforçar a proteção contra diversas doenças.
A meta é atingir as coberturas vacinais para Influenza, febre amarela e Covid-19 e, ainda, o resgate para a vacina HPV. Os alunos também poderão atualizar outras vacinas, como a pentavalente, pneumocócica 10, poliomielite e DTP. Elas previnem, entre outras doenças, coqueluche, difteria, tétano e hepatite B.
“O retorno das aulas significa grande concentração de crianças e adolescentes nesse ambiente, sendo que existe um maior risco de transmissão de doenças. Por isso, a vacinação é uma medida fundamental de proteção individual e coletiva, contribuindo para a segurança de todos”, alertou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
REGIÃO
Um terço da população da área atendida pela 16ª Regional de Saúde de Apucarana (PR) está vacinada contra a influenza. Levantamento da regional divulgada nesta segunda-feira (28) aponta que foram aplicadas 123.029 doses o que corresponde a 31,7% da população formada por 387.746 pessoas nos 17 municípios da área de abrangência da regional.
Em relação ao grupo prioritário da campanha, formado por crianças, gestantes e idosos, 100.315 pessoas, foram imunizadas 53.154 pessoas. Em Apucarana, sede da regional foram aplicadas 41.569 doses enquanto Arapongas aplicou 35.238.