O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) nesta semana mais 589 óculos gratuitamente a alunos da rede pública em oito municípios do Paraná, incluindo Lunardelli, Godoy Moreira e Lidianópolis.
A ação é do Programa Bons Olhos Paraná, coordenado pela Sedef, que tem o objetivo de garantir melhores condições de aprendizagem e qualidade de vida para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, promovendo inclusão e bem-estar por meio do acesso gratuito a exames oftalmológicos e acesso a óculos.
A iniciativa é financiada com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/PR). A ação desta semana contemplou estudantes dos municípios de Campina da Lagoa, com 157 unidades distribuídas, seguido por Altamira do Paraná (31), Mamborê (152), Tuneiras do Oeste (84), Barbosa Ferraz (74), Lunardelli (45), Godoy Moreira (17) e Lidianópolis (29).
Com essas entregas, o Paraná já soma 1.924 óculos distribuídos. Na próxima semana, entre os dias 6 e 8 de agosto, o cronograma prevê repassar mais 856 óculos nos municípios.
A iniciativa, que visa atender 67 mil crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, prevê um investimento de R$ 5,5 milhões e a entrega de mais de 10 mil óculos a estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 93 municípios paranaenses. Os alunos passam por triagens e consultas oftalmológicas gratuitas realizadas previamente nas escolas.
Os óculos possuem lentes antirreflexo e armações de acetato, oferecendo conforto e qualidade. O foco não é apenas na correção de problemas visuais, mas também na prevenção de doenças que comprometam a visão, contribuindo para o desempenho escolar e a inclusão social.
“O Programa Bons Olhos Paraná é mais do que uma política pública de saúde. Ele devolve dignidade, autonomia e qualidade de vida para alunos que muitas vezes têm seus estudos comprometidos por não enxergar bem”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, que acompanhou a distribuição do material.