COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Sergio Onofre visita Câmara

Da Redação

| Edição de 30 de julho de 2025 | Atualizado em 30 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em Apucarana acompanhando reunião do Cisvir - Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e região, o superintendente de Apoio aos Municípios da Casa Civil, Sérgio Onofre, foi recebido ontem na Câmara de Vereadores. Recepcionado pelo presidente da Casa, Danylo Acioli (MDB), Onofre voltou a afirmar que tem como missão -além de assessorar municípios em projetos e programas do Governo do Estado - articular a representatividade política regional. Segundo ele, o Norte do Estado precisa ampliar sua representação. “Veja, somos a maior região metropolitana do interior - no eixo Apucarana até Londrina - e temos pouca representatividade. Regiões com metade da nossa população tem cinco deputados federais, cinco deputados estaduais. Precisamos mudar isso e não sou eu que quero, mas o governador”, comenta. Sobre sua própria candidatura, Sérgio afirma apenas que vai aguardar a orientação do governador Ratinho Junior.

Incentivo ao voluntariado

Vereadores e várias entidades sociais de Apucarana participam hoje, as 16 horas, na Câmara Municipal, do lançamento do Banco de Serviços Voluntários. Iniciativa do legislativo que visa criar uma ponte entre interessados em ajudar e quem precisa dessa ajuda, o projeto foi viabilizado após aprovação de lei municipal de autoria do vereador Moises Tavares (PP). Segundo levantamento do parlamentar, Apucarana tem mais de cem entidades do terceiro setor e, portanto, há uma grande demanda de trabalho voluntário na cidade. O banco, inclusive, já está em funcionamento no site da Câmara de Apucarana.

Projetos em comum

Na área de infraestrutura logística, muitas demandas atendem a mais de um município. Nesse caso, trabalhar em conjunto amplia as chances de viabilizar projetos. Arapongas, nesse sentido, vem costurando uma série de parcerias bastante estratégicas. Com Londrina, acaba de firmar acordo para asfaltar a estrada do Araguari, que cria uma nova interligação entre os municípios. Com Sabáudia, já está em andamento o projeto de duplicação da PR-218, no trecho entre os dois municípios. Nesta semana, inclusive, o prefeito de Sabáudia, Hugo Manueira (PSD), obteve informação, junto ao secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, que o anteprojeto da obra será entregue até dezembro.

Olhando o futuro

O incentivo às atividades econômicas está na pauta do prefeito Rodolfo Mota (União), que vem ampliando parcerias com o empresariado local. Só nesta semana, o prefeito, além de acompanhar a apresentação de um amplo e detalhado estudo técnico e econômico da cidade e seus potenciais - documento que foi apresentado ao Fórum Desenvolve Apucarana - participa do curso de formação realizado em parceria com o TikTok Brasil. A capacitação inédita será realizada hoje à noite e gerou grande repercussão entre empreendedores locais. O prefeito destaca que é hora de projetar a economia. “Precisamos refletir, junto com a sociedade, como potencializar o desenvolvimento, destravar a cidade e preparar Apucarana para o futuro”, diz.

Vale do Ivaí visto do céu

Equipes do programa Paraná Visto do Céu estão circulando pelo Vale do Ivaí para gravação da segunda temporada. O material, veiculado na TV Paraná Turismo, traz visões diferenciadas dos municípios do Estado. Os municípios de Jardim Alegre e Ivaiporã tiveram imagens captadas em alta definição. As duas cidades são moldadas pelo pelo Rio Ivaí. Para o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil (PSD), a seleção do município comprova o reconhecimento estadual do desenvolvimento turístico e ambiental da cidade. “O convite recebido demonstra que o trabalho que temos feito em prol do desenvolvimento urbano, ambiental e turístico vem ganhando reconhecimento”, afirma.