GERAL

min de leitura

CNU 2025: governo nomeia 279 analistas de infraestrutura

(via Agência Brasil)

| Edição de 15 de setembro de 2025 | Atualizado em 15 de setembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, nesta segunda-feira (15), a Portaria nº 9.312/2025, que lista os 279 candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) para o cargo de analista de infraestrutura.

A portaria detalha a especialidade de cada candidato aprovado, bem como sua classificação no concurso.

Áreas de Atuação

Os novos servidores serão alocados nas especialidades de arquitetura, engenharia civil, engenharia elétrica/eletrônica/telecomunicações/eletrotécnica/energia, além de geociências.

Todos os nomeados atuarão no próprio ministério, com a responsabilidade de planejar, projetar, gerir e fiscalizar grandes projetos de órgãos e entidades da administração pública federal.

Esses profissionais trabalharão em áreas como infraestrutura viária, hídrica, de saneamento, de energia, de produção mineral, de comunicações e de desenvolvimento regional e urbano.

Próximos Passos

Após a nomeação, os novos servidores devem enviar eletronicamente a cópia da documentação obrigatória através do aplicativo SouGov.BR para dispositivos móveis.

O uso do aplicativo é exclusivo para servidores públicos, pensionistas e aposentados do Poder Executivo federal.

Dentro da plataforma, é necessário possuir, no mínimo, o selo nível prata de segurança. Após isso, o aprovado deve clicar em “Acessar Ingresso Servidor” e seguir as instruções na tela.

Para aqueles que já têm vínculos com a administração pública federal, os dados serão pré-carregados nos formulários exigidos.

Os nomeados também devem realizar os exames listados no anexo 2 da mesma portaria, para a emissão do atestado de aptidão física e mental, documento obrigatório para a posse.

Todas as regras e orientações estão disponíveis no Manual do Ingressante, preparado para os aprovados na primeira edição do chamado Enem dos Concursos, realizado em 2024.

Para eventuais dúvidas, o Ministério da Gestão disponibilizou um endereço eletrônico oficial.



Com informações da Agência Brasil