CIDADES

min de leitura - #

Jandaia do Sul amplia sistema de monitoramento por câmeras

Da Redação

| Edição de 28 de março de 2024 | Atualizado em 28 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Jandaia do Sul amplia sistema de monitoramento por câmeras

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Jandaia do Sul está ampliando o sistema de monitoramento. Implantados em 2022, dentro do programa Jandaia + Segura, os equipamentos funcionam de forma interligada com órgãos de segurança. Mais oitenta câmeras estão em processo de instalação.

Na primeira etapa, as câmeras com capacidade de identificar placas de veículos suspeitos foram instaladas em totens em frente as escolas e CMEIs. Na ampliação do sistema, as novas câmeras estão sendo colocadas nos espaços internos de escolas e CMEIs municipais, e também vão monitorar UBS, PAM, Rodoviária, unidades do Meu Campinho e outros espaços públicos. 

Segundo a Prefeitura, com a ampliação, o número de câmeras em funcionamento vai chegar perto de 200 pontos de monitoramento. O sistema tem um custo anual de R$ 624.360,00 entre instalação e manutenção do sistema.

O prefeito Lauro Junior destaca que o investimento é um reforço na segurança. “Nosso objetivo é garantir a segurança de todos os cidadãos de Jandaia do Sul, proporcionando um ambiente mais protegido e tranquilo. Com essas medidas, estamos fortalecendo nossa infraestrutura de segurança e vigilância, colaborando com as forças de segurança e promovendo o bem-estar da comunidade”, comenta. 

O sistema é interligado com a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal e com o Judiciário, que tem acesso às imagens e também recebem alertas do sistema. 

Além da ampliação do número de câmeras, a Prefeitura está sendo finalizado a instalação da central de monitoramento, que está sendo implantada junto à sede da Defesa Civil do município. O objetivo é que o monitoramento seja realizado pelos agentes do órgão 24 horas por dia.