Em evento no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família (Semaf), em parceria com a Autarquia Municipal de Educação (AME) premiou as melhores composições dentro do Concurso Municipal de Poesias “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Familiar e Doméstica contra a Mulher”.
Direcionado a alunos dos 4º anos do Ensino Fundamental I, a iniciativa fomentou entre a nova geração a reflexão sobre respeito, empatia, igualdade e a importância do combate a todas as formas de violência contra as mulheres, tendo como vencedora a aluna Luísa do Nascimento Couto, da Escola Municipal Dinarte Pereira de Araújo, localizada no Parque Biguaçu, com a poesia “A dor da Bela Flor” que narra a trajetória de uma mulher vítima de violência que encontra proteção na Lei Maria da Penha.
Em segundo lugar ficou a aluna Laura Ribeiro Brandão, da Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro, na Vila Santa Rosa e, em terceiro lugar, o aluno Marco Antônio de Macedo Hoffmann, da Escola Municipal Monsenhor Arnaldo Beltrami, no Jardim Colonial. Como premiação, cada aluno vencedor recebeu um microcomputador doado pela deputada Federal Luísa Canzini que, por compromissos previamente agendados, não pode estar presente no evento. Os demais participantes foram condecorados com certificado.
Para a definição dos melhores trabalhos a comissão julgadora avaliou criatividade, originalidade, clareza, estrutura poética e o impacto artístico e emocional. Segundo pontuou o prefeito Rodolfo Mota, o concurso integrou a campanha internacional “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”, que mobiliza comunidades do mundo todo na defesa dos direitos humanos, da dignidade e da proteção das mulheres.
A secretária municipal de Educação, professora Ana Paula do Carmo Donato, destacou a importância de tratar o tema dentro da escola desde cedo. “Ao longo da minha experiência como professora, vi de perto como a violência dentro de casa se reflete no comportamento das crianças”, disse.