CIDADES

min de leitura - #

Consultas para adesão ao Parceiro da Escola iniciam semana que vem

Da Redação

| Edição de 28 de novembro de 2024 | Atualizado em 28 de novembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná definiu nesta quinta-feira (28) que as consultas às comunidades escolares para adesão ao programa Parceiro da Escola serão nos dias 6, 7 e 9 de dezembro. Participam da votação 177 unidades da rede estadual de ensino de 98 cidades, selecionadas após a sanção da lei. Na região, seis escolas podem aderir ao programa que prevê que empresas assumam o gerenciamento administrativo das escolas.

As votações ocorrerão no dia 6 das 8h às 20h30, no dia 7 das 8h às 17h e no dia 9 das 8h às 20h30. O horário ampliado visa garantir a participação da comunidade escolar nas decisões que envolvem o futuro da gestão administrativa e educacional nas instituições de ensino elegíveis, garantindo maior transparência, inclusão e corresponsabilidade na definição de estratégias que impactam diretamente a qualidade do ensino e o ambiente escolar.

Segundo o secretário de Educação, Roni Miranda, o programa é uma ferramenta estratégica para melhorar a qualidade da educação no Paraná. “Com o Parceiro da Escola, queremos proporcionar às escolas melhores condições de infraestrutura e gestão, permitindo que os educadores e diretores possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento pedagógico. Este é um programa que reflete o compromisso do governo com a educação pública de qualidade”, afirmou.

Na área do NRE de Apucarana, a consulta envolve o Colégio Antônio dos Três Reis Oliveira e Nilo Cairo, em Apucarana; Antônio Racanello Sampaio e Unidade Polo, em Arapongas; e João Plath, em Mauá da Serra. No NRE de Ivaiporã, consta no edital o Colégio Ary Caneiro, em Cândido de Abreu.

Para garantir a transparência nos processos de votação, as consultas públicas seguirão modelo democrático. Participam das consultas, como membros das mesas consultivas, equipes técnicas dos Núcleos Regionais de Educação, professores e funcionários das escolas consultadas. Participam como votantes pais e responsáveis, estudantes acima de 18 anos, professores e funcionários. Os votos são impressos.