A Copel alerta que, com as crianças em casa a maior parte do tempo no período de férias escolares, é importante ter cuidado redobrado com acidentes envolvendo a rede elétrica. Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) apontam ocorrências de acidentes e mortes por choques elétricos em residências, onde as pessoas muitas vezes ignoram os riscos.
“Grande parte desses acidentes acontecem dentro de casa. São fatos que não podem ser ignorados. Crianças são movidas à curiosidade e não medem os riscos ou a gravidade que representa um acidente com eletricidade”, alerta o gerente da Divisão de Engenharia de Segurança do Trabalho da Copel, Rodrigo Marcacine Resende.
Nas residências, onde as pessoas muitas vezes ignoram os riscos de acidentes, é importante ter cuidados básicos, principalmente com crianças. “É muito importante manter as instalações elétricas das nossas casas em dia, sem improvisos, procurando profissionais habilitados para esses trabalhos. Também é recomendado não sobrecarregar tomadas com benjamins ou extensões, ou utilizar eletrodomésticos e equipamentos eletroeletrônicos com fiação exposta ou cabos partidos”, explica Marcacine.
PIPAS – O levantamento da Abracopel destaca ainda que contatos acidentais com a rede de energia corresponderam ao maior número de ocorrências. “O contato das linhas das carretilhas com os cabos de energia pode ocasionar curtos-circuitos e conduzir energia até a pessoa que está soltando a pipa, levando a acidentes severos, até mesmo fatais.