Fomentar hábitos alimentares saudáveis e promover a autonomia nutricional: esse é o objetivo da Cozinha Comunitária Escola, um programa implantado no Centro da Juventude de Ivaiporã para disseminar boas práticas à mesa.
A iniciativa é mantida pela Prefeitura em colaboração com as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação com ações direcionadas a diversos segmentos.
Entre os beneficiários diretos da Cozinha Comunitária Escola destacam-se crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que frequentam o Centro da Juventude, Casa de Vivência e o Projeto Renascer, bem como os familiares, que têm acesso a cursos e oficinas de educação alimentar e nutricional oferecidos. O projeto atende também, com alimentos ou cursos, pessoas em situação de rua, idosos participantes do grupo da Melhor Idade, usuários das UBS, crianças da rede municipal de educação e cozinheiras envolvidas em projetos sociais.
Através de parcerias com o Sesc e Senac também são ofertados cursos profissionalizantes, visando gerar renda e melhorar as oportunidades de trabalho para grupos em situação de vulnerabilidade social. A partir de maio, estão previstos cursos profissionalizantes em parceria com o Senac, incluindo doces para festas, salgados para festas e auxiliar de cozinha.
“A implantação da Cozinha Comunitária Escola abriu portas para cursos e treinamentos que promovem a inclusão e o desenvolvimento pessoal”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Silvana Pessutti.
O secretário municipal de Educação, Adriano Diglio, destaca que a Cozinha Comunitária Escola não é apenas um espaço para aprender receitas e sim uma oportunidade de crescimento pessoal. “Aprender a cozinhar vai além de dominar técnicas culinárias. É adquirir conhecimento e usar a criatividade. Por isso, incentivamos os jovens e adultos a valorizar essa oportunidade para que possam se beneficiar profissionalmente”, disse.