O curso de engenharia elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Apucarana, foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com conceito máximo, obtendo a nota 5.
A avaliação do MEC foi realizada entre os dias 9 e 11 de outubro deste ano, quando uma comissão do ministério analisou o curso. Foram realizadas reuniões com professores, alunos, integrantes do Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil, Núcleo Docente Estruturante e Comissão Própria de Avaliação e avaliadas as instalações físicas do campus.
“Foi um momento crucial que uniu toda comunidade acadêmica para demonstrar o compromisso com a excelência em nosso curso de engenharia elétrica”, explica o diretor do campus da UTFPR de Apucarana, Marcelo Ferreira da Silva.
Criado em 2016, o curso formou sua primeira turma em 2021. “A avaliação do MEC nos desafiou a mostrar o nosso melhor e estávamos ansiosos pelo resultado, confiantes de que nosso curso era uma referência em qualidade e inovação”, acrescenta o diretor.
O relatório final da comissão de avaliação foi divulgado na última quarta-feira (18), quando foi confirmada a nota máxima. “Esse resultado é o fruto do incansável empenho e dedicação de todos os servidores do campus Apucarana, que são verdadeiramente comprometidos com a excelência da educação que oferecemos aos nossos estudantes”, diz Marcelo.
Ele destacou também o apoio recebido pela instituição de deputados federais, da Câmara de Vereadores, da Prefeitura, da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana (AEAA) e da sociedade organizada em geral. “Esse apoio permitiu que desenvolvêssemos uma infraestrutura adequada para o curso de engenharia elétrica”, completa o diretor.
A UTFPR de Apucarana oferta sete cursos, sendo cinco engenharias (civil, elétrica, computação, têxtil e química), além de licenciatura em química e tecnologia em design de moda.