O curso de medicina da Faculdade Honpar, de Arapongas, inicia as aulas no final outubro. A instituição fez uma apresentação das instalações à imprensa na manhã de ontem. A primeira turma tem 60 vagas e será preenchida sem vestibular, com seleção através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“É uma faculdade que está começando de uma situação já estabelecida, que é um hospital que está entre os melhores do Paraná, sendo o hospital que mais faz cirurgias do coração no sul do Brasil”, disse o cardiologista Francisco Gregori, que representou o corpo docente da faculdade ontem na apresentação feita para a imprensa.
As inscrições no processo seletivo abrem no dia 1 de outubro e vão até o dia 6 do mesmo mês. “O vestibular faremos pelo reaproveitamento do Enem. Estudantes que fizeram o Enem entre 2016 a 2023 serão os possíveis candidatos que estarão disputando as vagas”, explica a coordenadora administrativa da Faculdade Honpar, Adélia Rebelatto.
O início das aulas está previsto para o dia 21 de outubro, com a aula inaugural trazendo uma introdução ao curso de medicina e a integração dos acadêmicos à instituição. “Os alunos terão todo um conhecimento da nossa entidade e passarão por uma introdução ao curso de Medicina”, detalha a coordenadora.
A Faculdade Honpar é credenciada como Hospital Ensino desde 2008, quando começou a ofertar a Residência Médica, que hoje conta com nove programas. Desde 2022, conta com a graduação em Tecnólogo em Radiologia. Neste ano veio a autorização do Ministério da Educação para o curso de medicina, que recebeu nota 4, que levou em conta toda a estrutura física e pedagógica ofertada pela instituição. (LIS KATO)