CIDADES

min de leitura - #

Curso ensina primeiros socorros a agentes de segurança

Cindy Santos

| Edição de 24 de agosto de 2023 | Atualizado em 24 de agosto de 2023
Imagem descritiva da notícia Curso ensina primeiros socorros a agentes de segurança

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Trinta e um agentes de segurança pública participaram do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar em Combate realizado ontem em Apucarana. A capacitação tem foco, sobretudo, no atendimento de agentes de segurança que possam ser feridos durante confronto armado. 

O curso ensina técnicas e procedimentos de socorro para aumentar a resposta durante essas situações emergenciais, aumentando assim a chance de sobrevida do agente ferido ou de outras possíveis vítimas.

A capacitação, ministrada pelo policial rodoviário federal Fábio Sagati e ofertada pelo Comitê Brasileiro de Atendimento Pré-Hospitalar em Combate foi realizada na Associação dos Militates Estaduais Do Vale Do Ivaí (Amevi). De acordo com Sagati, o curso ensina conhecimentos básicos, mas muito importantes para todos os agentes de segurança. Caso sejam feridos em combate, a utilização dos protocolos de atendimento pré-hospitalar  amplia a possibilidade de sobrevivência.

“O objetivo é ensinar os agentes de segurança pública a prestarem os primeiros atendimentos pré-hospitalares em zonas de combate e ambientes hostis. Equipes de atendimentos tradicionais, como Bombeiros e Samu, não vão no local, por conta dos riscos de novos confrontos. Portanto, o curso ensina técnicas de atendimento e procedimentos para aumentar a chance de sobrevida do agente de segurança pública até a chegada ao hospital”, reitera o policial rodoviário federal que antes de integrar a PRF foi bombeiro militar.

Sagati observa que o 10º BPM tem uma peculiaridade com policiais militares que atendem diversos municípios distantes de Apucarana, onde existe o único hospital de referência para dar suporte avançado aos pacientes gravemente feridos, o Hospital da Providência.

“Nesse curso o foco é que o policial dê um atendimento eficaz e adequado para que seu colega possa chegar com vida ao hospital”, reforça. (CINDY SANTOS)