CIDADES

min de leitura - #

Cursos de culinária do Cerena promovem geração de renda

Da Redação

| Edição de 14 de novembro de 2025 | Atualizado em 14 de novembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A busca pelo aperfeiçoamento de técnicas e novos aprendizados são apenas alguns dos motivos que fazem os cursos ofertados gratuitamente pela Cozinha Escola do Centro de Referência Nutricional de Arapongas (Cerena) da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) serem um sucesso de público.

A capacitação em andamento, em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), reúne 20 pessoas que aprendem a fazer panetones, bolos e roscas natalinas. “Foi o curso que teve a mais alta procura, com a maior lista de espera”, pontua o instrutor do Senac José Augusto.Segundo ele, além da capacitação visando geração de renda, o curso tem o apelo do período do ano. “É, também o fato de a gente poder fazer o panetone em casa é algo muito mais prazeroso do que comprar. Eu sempre falo em aula: a gastronomia é muito afeto. Então, eu acho que transforma, junta famílias. É muito importante”, acredita.

A oportunidade de aprender sobre delícias da culinária também chamou a atenção de duas colombianas, mãe e filha, que residem em Arapongas. Marta Correa chegou à cidade há cerca de quatro anos, e Valéria, há três meses. “Vi a oportunidade de aprender, porque eu faço bolos, mais muito caseiros. Então, busquei aprender técnicas e conhecer a cozinha de vocês. Eu gosto de aprender. E também para a minha filha, que gosta de cozinhar, poder ter mais contato com as pessoas daqui”, conta Marta.

RENDA EXTRA

Outra aluna do curso é Angélica Oliveira dos Santos, que atua na área de estofados, mas gosta muito de culinária. “Vim para fazer uma renda extra, porque eu já trabalho com bolo no pote, copo da felicidade, pães caseiros... Então, eu queria priorizar um pouquinho mais na questão de panetones”, destaca. “Eu estou achando incrível”, relata.

A secretária da Sesan, Ellen Mendonça, celebra o êxito da iniciativa. “A intenção do curso de panetones, bolos e roscas natalinas, assim como os outros que já encerraram, é a geração de renda para auxiliar as famílias”, ressalta.