CIDADES

min de leitura - #

DER licita anteprojeto de duplicação da ligação Arapongas/Sabáudia

Da Redação

| Edição de 11 de abril de 2024 | Atualizado em 11 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia DER licita anteprojeto 
de duplicação da ligação
Arapongas/Sabáudia

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), lançou esta semana o edital para contratar a elaboração do anteprojeto de duplicação da PR-218 entre Arapongas e Sabáudia, na região Norte.

O trecho tem início no final da pista dupla em Arapongas, no km 237,22 e segue até o km 247,72, no perímetro urbano de Sabáudia, em uma extensão de 10,4 quilômetros. O investimento estimado é de R$ 1.027.505,93, com prazo de elaboração de 12 meses.

“Essa iniciativa vai atender tanto o distrito industrial de Sabáudia, que tende a crescer cada vez mais nos próximos anos, quanto o acesso ao aeroporto de Arapongas, o Alberto Bertelli, cuja pista de pouso e decolagem recentemente passou por reforma e ampliação, parceria nossa com a prefeitura de Arapongas”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

O anteprojeto vai estudar também a implantação de dois viadutos no trecho, um no acesso à localidade de Campinho, em Arapongas, e outro no acesso ao Parque Industrial de Sabáudia, além de cinco acessos em nível e vias marginais.

“O anteprojeto deve buscar aproveitar ao máximo o traçado já existente da rodovia, e estudar as melhores soluções para cada segmento, como a necessidade de rotatórias ou retornos, por exemplo”, explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.

Um anteprojeto contempla os estudos, desenhos, memoriais e relatórios necessários para subsidiar a elaboração de projeto básico e projeto executivo de engenharia, ou para realizar uma contratação integrada, que contempla projetos e execução da obra em uma mesma empreitada.

PORTAL

As propostas das participantes serão abertas no dia 3 de junho no portal de compras do governo federal, o compras.gov.br, e devem consistir de uma proposta técnica e uma de preço. Em seguida, a comissão de contratação do DER/PR vai analisar cada uma, atribuir a elas uma nota e publicar uma lista das participantes. 

A duplicação da PR-218  entre Arapongas e Sabáudia é uma demanda que vem sendo costurada desde 2019 pelo prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre.