CIDADES

min de leitura - #

Dezesseis estudantes ficam feridos após ônibus tombar em Apucarana

Da Redação

| Edição de 17 de abril de 2024 | Atualizado em 17 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Dezesseis estudantes ficam feridos após ônibus tombar em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Dezesseis alunos ficaram feridos em um acidente envolvendo um ônibus do transporte escolar de Apucarana, que tombou no final da manhã de ontem após perder os freios na Rua Francisco Coelho Vilela, no Jardim Milani. O veículo pertence a uma empresa terceirizada que presta serviços a Autarquia Municipal de Educação (AME) e o acidente será alvo de uma sindicância.

Segundo o Corpo de Bombeiros, 29 pessoas estavam no veículo, que transportava estudantes dos anos finais do ensino fundamental até o Colégio Estadual Polivalente. Onze crianças assinaram recusa de atendimento no local na companhia dos pais, uma foi embora – ela mora nas proximidades - e 16 foram levadas para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital da Providência. O motorista, de 55 anos, não se feriu.

O atendimento foi feito por quatro ambulâncias do SAMU de Apucarana e três ambulâncias do Corpo de Bombeiros (Siate). Segundo informações do Hospital da Providência, onze alunos foram atendidos no hospital. Todos sofreram escoriações. Outras cinco crianças receberam atendimento na UPA, também com ferimentos leves.

Os bombeiros informaram que as crianças já estavam fora do ônibus quando os socorristas chegaram. O ônibus atingiu uma residência, que estava vazia. 

O motorista do ônibus escolar relatou que o veículo perdeu o freio. “Quando estava descendo a rua, de repente pisei no freio e não segurou. Fui bombeando e tentando segurar ao máximo, mas quando chegou na curva, não teve jeito. O ônibus virou”, disse o motorista.

O condutor afirma que os alunos estavam apavorados, gritando muito e sua primeira atitude foi retirar os estudantes e acionar o Corpo de Bombeiros.

Morador do local, Luiz Braga, 68 anos, testemunhou o acidente. Ele relata que percebeu que o veículo estava sem freio quando viu trafegando em alta velocidade. “O motorista estava buzinando e ele deu sinal com a mão para sair da rua”, relatou. Braga ajudou as crianças a saírem do ônibus. “Estava o maior berreiro. Foi muito triste”, contou.

Segundo a secretária de Educação, Marli Fernandes, equipes da prefeitura foram encaminhadas para o local para dar suporte às famílias logo após o acidente. As causas serão apuradas. Na tarde de ontem, a Prefeitura divulgou nota para informar que uma sindicância para apurar o caso foi aberta.

A AME informou que já notificou a empresa terceirizada para que afaste imediatamente o motorista que conduzia o veículo acidentado, enquanto os fatos estiverem sendo apurados. A nota destaca ainda que “serão tomadas as providências cabíveis para a responsabilização dos envolvidos neste lamentável acidente ocorrido nesta data”. (Reportagem Lis Kato e Cindy Santos)

Ônibus passou por vistoria na terça, afirma AME

Segundo a secretária de Educação, Marli Fernandes, o veículo envolvido no acidente passou por vistoria na terça-feira (16) e estava em plenas condições de circulação e com documentação em dia. Sobre denúncias que surgiuram de que os pneus do ônibus estariam carecas, Marli sustenta que o veículo foi aprovado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).”Os pneus não estavam carecas, caso contrário não teria sido liberado pelo Detran “, afirmou a secretária.

Segundo ela, a AME também nunca registrou queixas de pais a respeito da conduta do motorista, que foi alvo de comentários nas redes sociais. “Se recebermos, vamos apurar. Mas tudo indica que foi uma falha mecânica que pode acontecer casualmente. Não foi por falta de manutenção”, afirmou a secretária.

A chefe da 15ª Ciretran de Apucarana, Marcela Magon, confirmou que o veículo foi aprovado em vistoria na última terça-feira, mas ponderou que nada impede que após o procedimento o proprietário faça trocas de determinados itens, como, por exemplo, os pneus.