CIDADES

min de leitura - #

Dia dos Pais movimenta vendas no comércio de Apucarana

Cindy Santos

| Edição de 05 de agosto de 2025 | Atualizado em 05 de agosto de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O comércio de Apucarana está focado no Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo, com expectativa de aumento de 5% nas vendas em comparação com o ano passado. A estimativa é do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana).

A presidente do Sivana, Aída Assunção, destaca que há muitos ramos de atividades preparados para atender os consumidores que poderão fazer suas compras em horário estendido na sexta-feira (8), até as 22 horas, e no sábado (9), até as 18 horas. “Temos muitas opções para presentear os pais e queremos que todos tenham tempo para escolher o presente perfeito”, afirma.

Entre os lojistas otimistas está a empresária Cassia Aparecida Alves da Silva, proprietária de uma loja especializada em artigos masculinos. “Para nós o Dia dos Pais é o segundo Natal, pois estamos há 48 anos na cidade, uma loja conhecida e consolidada com uma clientela fiel”, destaca a empresária.

Segundo ela, a movimentação de clientes já aumentou no início desta semana e deve crescer nos próximos dias com a proximidade da data, o que deve incrementar ainda mais o faturamento. “O movimento já cresceu com muitos consumidores comprando e antecipando os presentes nesta semana. Acredito que podemos manter o mesmo patamar de vendas do ano passado ou até superar”, afirma.

Outra empresária do ramo, Paola Marcri disse que o movimento costuma aumentar com a proximidade da data. Segundo ela, a expectativa é que sábado, véspera do Dia dos Pais, tenha maior procura por presentes.

PESQUISA

Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) aponta que 47,9% dos paranaenses pretendem comprar presentes para celebrar a data. A movimentação deve aquecer o comércio em todo o estado.

Por outro lado, 39,2% dos entrevistados afirmaram que não devem comprar presentes, principalmente em razão da ausência ou falecimento do pai, e 12,9% ainda não decidiram se vão presentear este ano.

Entre os que vão às compras, as mulheres lideram a intenção de presentear (55,3%), enquanto entre os homens o índice é menor (41,2%). Também é maior entre os homens a decisão de não presentear, alcançando 45,8% desse público.

“A ocasião inaugura o calendário das principais datas comemorativas do segundo semestre, contribuindo para o aumento do volume de vendas do varejo do estado, que segundo as projeções, fechará o ano com crescimento expressivo”, afirma coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.

O gerente de Competitividade Setorial do Sebrae/PR, Weliton Perdomo, aponta que a data comemorativa é uma oportunidade para fortalecer o posicionamento da empresa e investir na diferenciação. “Os consumidores paranaenses querem mais do que preço, buscam qualidade, bom atendimento e produtos que representem afeto. Quem investir em experiências de compra, caprichar na vitrine, oferecer condições flexíveis de pagamento e divulgar bem seus produtos, especialmente na última semana antes da data, terá grandes chances de obter bons resultados”, reitera.