Em menos de uma semana, 26.038 paranaenses se inscreveram no primeiro edital do CNH Social até a manhã desta quarta-feira (18), de acordo com levantamento do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). O programa oferece gratuitamente aulas de condução de veículos e isenta os candidatos de todas as taxas relativas aos exames e testes teóricos e práticos. O primeiro edital conta com quatro mil vagas abertas e inscrições até 16 de março.
“Mesmo com seis vezes mais inscritos do que vagas apenas na primeira semana, se você se enquadra nos critérios de renda não deixe de se inscrever, pois elas são distribuídas para atender as cinco macrorregiões do programa. Temos a reserva de vagas para mulheres, estudantes da rede pública estadual e pessoas com deficiência”, explicou o diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda. “Só depois serão aplicados os critérios de desempate previstos no edital.”
As inscrições estão abertas na modalidade “Habilita”, voltada para a primeira habilitação nas categorias A (motos) ou B (carros), nos 399 municípios do Paraná distribuídas em cinco macrorregiões: Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá e Cascavel. Ela pode ser feita exclusivamente por meio do site próprio do programa www.cnhsocial.detran.pr.gov.br.
No portal, desenvolvido pela Celepar, o candidato poderá acompanhar toda a sua jornada, desde o início com as aulas, passando pela biometria e exames, até finalizar com os testes e emissão do documento digital e físico. Para os candidatos que optarem pela categoria “B” (carros), ao final do processo a carteira já virá com a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada), o que facilita a vida dos que pretendem usar o veículo para trabalho.
Programa estadual estabelece critérios
•Para participar é preciso comprovar renda familiar de até três salários mínimos, residir no Paraná há pelo menos 12 meses e no município onde o benefício será concedido. Além disso, é necessário estar inscrito no CadÚnico. Não poderão participar pessoas que tenham algum tipo de restrição do direito de dirigir.